O chorus BOSS CE-2 não pode ser visto de outra forma se não como um clássico. Trata-se daquele tipo de pedal que você respeita, mesmo não gostando.... trocando em miúdos, e me colocando na mira de muitos, é como The Beatles pra mim, não gosto, de uma forma geral, mas não tenho como não respeitar e não reconhecer o valor da sua história e das suas composições...
... seguindo nessa linha, me ví numa situação um pouco delicada, uma vez que analisar um clássico sempre é mais difícil, afinal, muitos já ouviram falar, mas nunca chegaram perto, outros tantos já o tiveram e conhecem o som do pedal a 1km de distância. Assim, não me restou muito o que escrever a não ser, exclusivamente, as minhas impressões, como o pedal soou aos meus ouvidos e como se comportou em algumas situações que eu procurei colocá-lo...
... em tempo, acho interessante mencionar que o CE-2 foi o primeiro chorus no box padrão da BOSS (pra quem não conhece, o CE-1 vinha num box maior, com 2 footswitch´s, como se pode apurar em http://www.bossarea.com/other/ce1.asp). Ao que se sabe, em relação ao primeiro modelo de chorus da marca, que continha o mesmo circuito do chorus do famoso amp. Roland JC-120, o CE-2 se diferenciava por ter médios mais proeminentes, o que projetava um pouco mais o efeito. Ainda, se serve de curiosidade, nem todos os CE-2 produzidos são japoneses. Como a BOSS começou a produzir pedais em Taiwan em 1988, e o CE-2 foi produzido até 1990, chegou a ser vendido CE-2 não japonês, mas em pequena escala. Então, amigos, sim, é preciso olhar a etiqueta embaixo do pedal, especialmente porque mesmo os pedais produzidos em Taiwan tinham a etiqueta verde, assim como a maioria dos modelos japoneses...
... feitas essas ponderações, vamos à análise em si: inicialmente, usei o CE-2 sozinho, com a guita limpa direto no amp., e, como não poderia ser diferente, o som é maravilhoso. Em regulagens mais comportadas, o efeito é bem sutil, mas muito sutil mesmo. Por outro lado, colocando os knob´s a partir das 9hs, o efeito já começa a sair da toca e, então, ouve-se um chorus muito transparente e bonito...
... diferentemente do que eu esperava, ele é menos brilhoso que alguns sons de chorus que fizeram sucesso nos 80... pelo menos soou assim enquanto eu usava a minha Jackson, com 2 humbucker´s e um single, todos ativos. Por outro lado, quando peguei uma Strato, tive uma resposta completamente diferente do efeito, o que me fez concluir que ele é muito mais transparente do que o esperado, já que responde muito bem às nuances de guitarras diferentes...
... deixa eu explicar melhor: alguns efeitos, independentemente do tipo, podem acabar sendo definitivos no timbre final, independentemente da diversidade de diferentes guitarras que sejam plugadas nele. Por exemplo: o CH-1, um chorus bem famoso da BOSS, é um pedal que soa muito brilhoso, que lembra muito coisas do Lulu Santos nos anos 80. Bom, esse pedal, e já pude fazer esse teste, soa mais ou menos da mesma forma em diferentes guitarras, ou seja, acaba modificando o tom original da guitarra de forma tão determinante que, tenha uma guitarra um timbre mais fechado e outra guitarra um timbre mais aberto, o som de ambas sempre será muito parecido quando plugadas num CH-1, justamente porque o efeito não é muito transparente... consegui ser claro? Espero que sim... em tempo, apenas para não deixar de ponderar, 1) não quero dizer com isso que o CH-1 é um pedal ruim. Apenas usei uma característica do pedal para explicar a questão da transparência no caso de um chorus; 2) sim, eu sei, transparência de um efeito não se resume à explicação que dei, que foi, na verdade, totalmente direcionada ao efeito de chorus...
... voltando: usando regulagens mais fortes do pedal, não se chega à um vibrato proeminente ou à simulação de falantes rotatórios, como em alguns chorus, mas mesmo assim se consegue uma profundidade e velocidade bastante satisfatórios para algumas coisas bem modernas. Eu tenho um CE-5 analógico que usa os mesmos CI´s (componente da placa do pedal) do CE-2, e, uma das coisas que me fez escolher ele foi o fato dele soar mais rápido e profundo... bom, nisso realmente ele é superior, mas eu achava que a diferença era maior...
... apesar de ter apenas 2 potenciômetros (RATE e DEPTH), e considerando a transparência, que já expliquei anteriormente, o pedal soou muito versátil conforme fui usando-o em diversas situações... soava bem brilhante com o TONE da guita aberto... por outro lado, fechando o TONE, ele não puxava o timbre para abri-lo, mas acompanhava o timbre da guita e deixava o timbre bastante denso e obscuro, o que eu realmente não esperava... ainda, respondeu muito bem às mudanças de captação na mesma guitarra, soando sempre muito diferente, fosse no braço ou na ponte, o que pra mim é um ponto muito positivo...
... depois de usar o CE-2 com a guita limpa, resolvi usá-lo com algum drive, e a resposta que eu tive fui muito boa. Colocando-o após o drive, ele soou bastante presente e muito útil para diversas situações. Nessa situação, pude constatar um pequeno acréscimo de volume ao ligá-lo, mas não ao ponto de ser um problema... o acréscimo é bem pequeno mesmo. Outra coisa que me chamou a atenção, e aí me lembrei de um outro ótimo chorus que eu tive, o Danelectro Cool Cat, foi o fato dele não ter atuado diretamente nas freqüências do drive, como deixando ou o som mais aberto, ou mais fechado, ou mais duro ou qualquer coisa do gênero. Em se tratando de chorus, pode soar estranho o que escrevo, mas não é bem assim, pelo menos pra mim: com o Cool Cat, eu tive o melhor timbre de chorus que qualquer pedal já me deu, mas com a guitarra limpa. Quando eu usava um drive ou uma distorção, ainda que não fosse dramático, o som da saturação não ficava bom. O Cool Cat é um pedal que tem um chorus bem fechado, denso, mas muito bonito. Entre outras coisas, ele acentua as freqüências médias-graves da guita, e faz o mesmo com a saturação, ou seja, além da modulação não trabalhar com a mesma “leveza” quando em clean, o próprio timbre da distorção ficava mais duro, não sendo, na minha opinião, um bom chorus para se usar com distorção... até por isso, também, comprei o CE-5 por ter o potenciômetro FILTER, onde eu poderia cortar um pouco os graves e agudos, caso fosse necessário... enfim, independentemente dessa novela, fato é que o CE-2 não tem esse problema, já que não atua determinantemente no timbre da saturação... e isso é reflexo da excelente transparência do efeito desse pedal...
... enfim, pro som que eu faço e pras funcionalidades que dou à um chorus, não poderia dizer que o CE-2 seja o pedal ideal... o CE-5 ainda soa mais como eu quero. Contudo, enquanto eu fiquei com o pedal, tenho de admitir que a distância entre ele e o CE-5 diminuiu e que, se eu deixasse de usar o chorus para algumas coisas, especialmente com distorção, provavelmente eu comprasse um CE-2, pois o som dele, com a guitarra limpa, é muito rico, muito bonito e transparente, me permitindo trabalhar mais com a guitarra (tone de captadores) para conseguir uma gama muito ampla de nuances no efeito, o que muitos pedais, cheios de recursos, não possibilitam...
... em tempo, gravei alguns samples usando o pedal em diversas situações. Para baixar, basta acessar http://www.4shared.com/file/29280862/4db8bd03/CHORUS_BOSS_CE-2.html?dirPwdVerified=2607db67. No arquivo constam as informações sobre a forma da gravação e o equipamento utilizado... ainda, como se pode perceber abaixo, também gravei um vídeo, mostrando o CE-2 em regulagens diferentes...
... por fim, espero que todos comentem o review, afinal, somente assim terei como saber de que forma o pessoal gosta que eu analise os efeitos, ok? Nos próximos dias, mais um review com samples e vídeo...
... ah, reitero que o pessoal que queira entrar no mailist da Toca dos Efeitos deve enviar um email para tocadosefeitos@yahoo.com.br. Entrando no mailist, será possível receber mensagens contendo notícias, novidades e as atualizações do site... não deixe de participar...
... no mais, quero agradecer ao Zé, da Vibe Guitars (http://www.vibeguitars.com.br/), que generosamente cedeu o CE-2, do seu portfólio de pedais usados à venda, para o review e para a produção do material multimídia do pedal...
... de resto, aguardo todos de volta nos próximos review´s.... abraços!
... seguindo nessa linha, me ví numa situação um pouco delicada, uma vez que analisar um clássico sempre é mais difícil, afinal, muitos já ouviram falar, mas nunca chegaram perto, outros tantos já o tiveram e conhecem o som do pedal a 1km de distância. Assim, não me restou muito o que escrever a não ser, exclusivamente, as minhas impressões, como o pedal soou aos meus ouvidos e como se comportou em algumas situações que eu procurei colocá-lo...
... em tempo, acho interessante mencionar que o CE-2 foi o primeiro chorus no box padrão da BOSS (pra quem não conhece, o CE-1 vinha num box maior, com 2 footswitch´s, como se pode apurar em http://www.bossarea.com/other/ce1.asp). Ao que se sabe, em relação ao primeiro modelo de chorus da marca, que continha o mesmo circuito do chorus do famoso amp. Roland JC-120, o CE-2 se diferenciava por ter médios mais proeminentes, o que projetava um pouco mais o efeito. Ainda, se serve de curiosidade, nem todos os CE-2 produzidos são japoneses. Como a BOSS começou a produzir pedais em Taiwan em 1988, e o CE-2 foi produzido até 1990, chegou a ser vendido CE-2 não japonês, mas em pequena escala. Então, amigos, sim, é preciso olhar a etiqueta embaixo do pedal, especialmente porque mesmo os pedais produzidos em Taiwan tinham a etiqueta verde, assim como a maioria dos modelos japoneses...
... feitas essas ponderações, vamos à análise em si: inicialmente, usei o CE-2 sozinho, com a guita limpa direto no amp., e, como não poderia ser diferente, o som é maravilhoso. Em regulagens mais comportadas, o efeito é bem sutil, mas muito sutil mesmo. Por outro lado, colocando os knob´s a partir das 9hs, o efeito já começa a sair da toca e, então, ouve-se um chorus muito transparente e bonito...
... diferentemente do que eu esperava, ele é menos brilhoso que alguns sons de chorus que fizeram sucesso nos 80... pelo menos soou assim enquanto eu usava a minha Jackson, com 2 humbucker´s e um single, todos ativos. Por outro lado, quando peguei uma Strato, tive uma resposta completamente diferente do efeito, o que me fez concluir que ele é muito mais transparente do que o esperado, já que responde muito bem às nuances de guitarras diferentes...
... deixa eu explicar melhor: alguns efeitos, independentemente do tipo, podem acabar sendo definitivos no timbre final, independentemente da diversidade de diferentes guitarras que sejam plugadas nele. Por exemplo: o CH-1, um chorus bem famoso da BOSS, é um pedal que soa muito brilhoso, que lembra muito coisas do Lulu Santos nos anos 80. Bom, esse pedal, e já pude fazer esse teste, soa mais ou menos da mesma forma em diferentes guitarras, ou seja, acaba modificando o tom original da guitarra de forma tão determinante que, tenha uma guitarra um timbre mais fechado e outra guitarra um timbre mais aberto, o som de ambas sempre será muito parecido quando plugadas num CH-1, justamente porque o efeito não é muito transparente... consegui ser claro? Espero que sim... em tempo, apenas para não deixar de ponderar, 1) não quero dizer com isso que o CH-1 é um pedal ruim. Apenas usei uma característica do pedal para explicar a questão da transparência no caso de um chorus; 2) sim, eu sei, transparência de um efeito não se resume à explicação que dei, que foi, na verdade, totalmente direcionada ao efeito de chorus...
... voltando: usando regulagens mais fortes do pedal, não se chega à um vibrato proeminente ou à simulação de falantes rotatórios, como em alguns chorus, mas mesmo assim se consegue uma profundidade e velocidade bastante satisfatórios para algumas coisas bem modernas. Eu tenho um CE-5 analógico que usa os mesmos CI´s (componente da placa do pedal) do CE-2, e, uma das coisas que me fez escolher ele foi o fato dele soar mais rápido e profundo... bom, nisso realmente ele é superior, mas eu achava que a diferença era maior...
... apesar de ter apenas 2 potenciômetros (RATE e DEPTH), e considerando a transparência, que já expliquei anteriormente, o pedal soou muito versátil conforme fui usando-o em diversas situações... soava bem brilhante com o TONE da guita aberto... por outro lado, fechando o TONE, ele não puxava o timbre para abri-lo, mas acompanhava o timbre da guita e deixava o timbre bastante denso e obscuro, o que eu realmente não esperava... ainda, respondeu muito bem às mudanças de captação na mesma guitarra, soando sempre muito diferente, fosse no braço ou na ponte, o que pra mim é um ponto muito positivo...
... depois de usar o CE-2 com a guita limpa, resolvi usá-lo com algum drive, e a resposta que eu tive fui muito boa. Colocando-o após o drive, ele soou bastante presente e muito útil para diversas situações. Nessa situação, pude constatar um pequeno acréscimo de volume ao ligá-lo, mas não ao ponto de ser um problema... o acréscimo é bem pequeno mesmo. Outra coisa que me chamou a atenção, e aí me lembrei de um outro ótimo chorus que eu tive, o Danelectro Cool Cat, foi o fato dele não ter atuado diretamente nas freqüências do drive, como deixando ou o som mais aberto, ou mais fechado, ou mais duro ou qualquer coisa do gênero. Em se tratando de chorus, pode soar estranho o que escrevo, mas não é bem assim, pelo menos pra mim: com o Cool Cat, eu tive o melhor timbre de chorus que qualquer pedal já me deu, mas com a guitarra limpa. Quando eu usava um drive ou uma distorção, ainda que não fosse dramático, o som da saturação não ficava bom. O Cool Cat é um pedal que tem um chorus bem fechado, denso, mas muito bonito. Entre outras coisas, ele acentua as freqüências médias-graves da guita, e faz o mesmo com a saturação, ou seja, além da modulação não trabalhar com a mesma “leveza” quando em clean, o próprio timbre da distorção ficava mais duro, não sendo, na minha opinião, um bom chorus para se usar com distorção... até por isso, também, comprei o CE-5 por ter o potenciômetro FILTER, onde eu poderia cortar um pouco os graves e agudos, caso fosse necessário... enfim, independentemente dessa novela, fato é que o CE-2 não tem esse problema, já que não atua determinantemente no timbre da saturação... e isso é reflexo da excelente transparência do efeito desse pedal...
... enfim, pro som que eu faço e pras funcionalidades que dou à um chorus, não poderia dizer que o CE-2 seja o pedal ideal... o CE-5 ainda soa mais como eu quero. Contudo, enquanto eu fiquei com o pedal, tenho de admitir que a distância entre ele e o CE-5 diminuiu e que, se eu deixasse de usar o chorus para algumas coisas, especialmente com distorção, provavelmente eu comprasse um CE-2, pois o som dele, com a guitarra limpa, é muito rico, muito bonito e transparente, me permitindo trabalhar mais com a guitarra (tone de captadores) para conseguir uma gama muito ampla de nuances no efeito, o que muitos pedais, cheios de recursos, não possibilitam...
... em tempo, gravei alguns samples usando o pedal em diversas situações. Para baixar, basta acessar http://www.4shared.com/file/29280862/4db8bd03/CHORUS_BOSS_CE-2.html?dirPwdVerified=2607db67. No arquivo constam as informações sobre a forma da gravação e o equipamento utilizado... ainda, como se pode perceber abaixo, também gravei um vídeo, mostrando o CE-2 em regulagens diferentes...
... por fim, espero que todos comentem o review, afinal, somente assim terei como saber de que forma o pessoal gosta que eu analise os efeitos, ok? Nos próximos dias, mais um review com samples e vídeo...
... ah, reitero que o pessoal que queira entrar no mailist da Toca dos Efeitos deve enviar um email para tocadosefeitos@yahoo.com.br. Entrando no mailist, será possível receber mensagens contendo notícias, novidades e as atualizações do site... não deixe de participar...
... no mais, quero agradecer ao Zé, da Vibe Guitars (http://www.vibeguitars.com.br/), que generosamente cedeu o CE-2, do seu portfólio de pedais usados à venda, para o review e para a produção do material multimídia do pedal...
... de resto, aguardo todos de volta nos próximos review´s.... abraços!
18 comentários
Gostei bastante do review, tirando dúvidas que eu "tinha" sobre o CE-2, ja que não é tão fácil achar um pra testar...
Parabéns...
Benke
Obs: você pretende postar review's de amp's também? Ou apenas pedais?
Abraço!
Miltão, parabens pelo blog, acabo de ficar ainda mais seu fã...
Abraços
Flávio (Bodão)
Muito legal poder ouvir este clássico pedal em ação,
abraço e continue firme.
Fantástico o review, definitivamente este é o melhor chorus que já ouvi. Melhor que o Stereo Chorus MXR e Poly Chorus da EH. Parabens Milton. Este blog é melhor que a comunidade e acho que você deveria divulgar este blog mais lá.
Abraços
O CE-5 é um pedal analógico ou digital?
Neto, existem duas versões do CE-5, uma analógica e outra digital... os digitais são fabricados desde outubro de 2001, se não me engano, segundo o site BossArea, antes disso, todos eram analógicos... entretanto, o único meio de confirmar isso é através do número de série, fazendo uma pesquisa pelo BossArea, que te informará mais ou menos em que época o pedal foi feito, ok? Abraços e obrigado por prestigiar a Toca dos Efeitos...
Parabén pelo review, cara!
Sou um apaixonado pelo timbre desse pedal, e baseado em informações no bossarea, tenho uma teoriam estranha, (que explica o som pior e metálico dos Taiwaneses):
A Boss sugeria a fonte ACA para os primeiros CE-2 fabricados - ou seja 12V de força. Eles mudaram isto para os 9V da fonte PSA nos modelos mais recentes, (principalmente Taiwan).
Eu acho que pouca gente sabe disso e usa os pedais com adaptadores 9V- talvez isto seja um motivo para o chorus macio. Seria legal se alguém fizesse um teste comparativo com fontes 12V e 9V. Vou tentar fazer e posto os resultados!
acha q o CE-3 pode ter o mesmo timbre q esse CE-2?
Rainer, não, o CE-3 não tem como ter o mesmo timbre do CE-2... ainda que seja baseado no CE-2, o CE-3 tem suas diferenças, essas que fazem com que acabem sendo pedais pontualmente diferentes...
Abraços!
Parabéns pelo review!
Tenho o ce-5 analógico que, acredito eu, tem um som mais próximo dele dentre os chorus da boss porém, o som do ce-2 é bem orgânico. Falando em orgânico, uma pequena dica para quem tem o ce-5: Trocando o capacitor C22 (de 5pf) do circuito para um de 22pf o som fica muito melhor, versátil e "cheio" pois, este atua no controle "depth" do pedal.
Obrigado e boa sorte com a toca...
Marcelo T. Mendes.
review de 2007, já estamos em 2010 e ele continua útil. serviu muito pra mim agora, muito bem feito o review. abç
Pierre, obrigado pelo comentário e pelo elogio ao review... fico feliz de saber que ele ainda está sendo útil depois de tanto tempo... ;]
Hey!!! Não apague não, ainda está sendo útil - acabei de tirar algumas dúvidas sobre esse pedal!!! Grato.
Joe, podes ficar tranquílo, porque nada do que foi ou será publicado na Toca será em algum momento deletado... ;]
Abraços!
Boa noite, suas observações sobre pedais são ótimas. Faça comentários sobre o Chorus CS-9 Ibanez. Questões sobre originais e reedições, anos de fabricação. O pedal também é muito transparente, acho melhor que o CE-2 Boss. Um abraço.
Roquin, obrigado pelo comentário...
... e tão logo seja possível, faço um texto sobre o CS-9, que também reputo como um ótimo chorus... ;]
Abraços!
Parabéns pelas observações, quem possui o CE2 e consegue tempera-lo com um pouco de DELAY, certamente emocionará algumas almas...
Eu tenho um, e não vendo por nada !
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