BOSS DD-3 - por Marcos Lelo Craveiro

5 de jul. de 2007 |

Bom, a pedido do amigo Milton, na grande iniciativa deste blog, vou escrever um pouco sobre este famoso delay da BOSS. Este pedal é um dos clássicos da BOSS e por muito tempo foi talvez o pedal de delay mais usado, não só por ser compacto, mas por ser de fácil utilização. Gente como Joe Satriani (que usa tanto um DD-2 como um DD-3 em seu set), entre tantos outros, se utilizam deste delay.

Embora existam delays muito mais completos que este modelo no mercado, como o DD-6 e o ótimo DD-20, ambos da BOSS, o DD-3 não deixa de fazer bem o seu trabalho, salvo você tenha usos mais específicos e complexos que fujam das opções oferecidas por ele e ou escolhas de timbragem muito voltadas para a praia dos pedais análogos, com repetições curtas mais "quentes". Aliás, este é o calcanhar de Aquiles desse pedal. Diria que nas setagens mais curtas o pedal não me agrada. Ele pode até fazer o trabalho, mas não soará tão orgânico como se desejaria em repetições curtas, como simulando um slap-echo.

Em repetições longas, já temos o contrário, pois o DD-3 é bem preciso. Como se trata de um pedal com todas as características dos efeitos digitais, ele te proporciona repetições sem a "sujeira" às vezes desejada e sem as repetições com o sinal degradando aos poucos, como seria num dos antigos delays de fita. Eu, particularmente, gosto de repetições longas com estas características dos digitais, mas continuo preferindo algo mais "orgânico" nas repetições curtas, o que não é o caso dele.

No quesito "timbre", alguns delays costumam aparentemente "colorir" o resultado, mudando a timbragem ou dando sua "personalidade" ao resultado das repetições. Este pedal não me parece ter esta característica, que pode ou não ser desejada, como por exemplo nos casos do Dan-Echo, da Danelectro, ou mesmo do Echo Park, da Line 6, que parece ter influência no seu timbre, em alguns casos, mascarando-o.

Já observei muitas vezes, em comunidades afora, comentários dando a entender que o DD-3 é um delay sutil, um delay de pouca pujança. Creio que o que gerou este comentário seja sua utilização com efeitos de distorção extremamente "pesados". Quando tentei utilizar o DD-3 após o pedal “RAT”, da Pro Co, que é um distortion razovelmente pesado, obtive um resultado muito diferente do que consigo normalmente com pedais de overdrive. Nessa situação, com o distortion, o DD-3 responde com menor sensibilidade, pois recebe um sinal mais sujo e que dificulta a ação do delay ao recebê-lo e reprocessá-lo. Sabendo disso, algumas regulagens eficientes oferecidas no DD-3 pra alguns podem soar “sutis” para outros.

Ainda, o DD-3 oferece uma função chamada "Hold". Nesta função, você deve setar previamente o tempo da repetição e então tocar uma pequena frase, acionando em seguida o pedal e mantendo o footswitch apertado. Assim, ele repetirá esta pequena frase infinitamente até que você solte o footswitch, cessando imediatamente as repetições. Ví pouca gente usando essa função, mas é algo que tem uma aplicação interessante e que será demonstrado no vídeo postado a seguir.

Sobre sua construção, os botões do DD-3 são de fácil visualização e o footswitch é melhor do que os da linha da Line6 (reconhecidamente frágeis) e que os da Ibanez (como o DE-7, que apesar de excelente delay, deixa a desejar no foot também). Como todo BOSS, o DD-3 é resistente e, apesar de alguns injustos boatos de que o pedal quebra "fácil", ele tem boa durabilidade. Possuo um DD-3 há anos e nunca apresentou nenhum problema, e isso que o uso bastante tanto em shows como em casa. Creio que os maiores problemas desses pedais é seu mal uso em relação a fonte de alimentação, já que delay´s digitais costumam consumir bastante, e este modelo consome entre 45mA e 65mA. Assim, desconsiderando-se esses cuidados, o que vejo a maioria fazer é ou usar fontes de má procedência ou fontes utilizadas nos seus limites, com vários pedais ligados e trabalhando de modo insatisfatório, com pouca sobra de mA.

O pedal peca por não ter a função "Tap Tempo", coisa que o DD-6 corrigiu, e também por uma certa perda de sinal, como em todo pedal BOSS, mas que só será incômoda se você usar vários pedais que roubem sinal ou se você tiver um timbre extremamente exato e que encontre dificuldades com qualquer pedal que retire até o mínimo de sinal da cadeia.

O pedal funciona bem tanto na cara do amp como no looping. Como disse anteriormente, existem hoje várias excelentes opções no mercado, mas este pedal, quando encontrado por preço justo (costumam ser razoavelmente caros quando novos), é uma excelente opção de delay, além de ser reconhecidamente de fácil revenda.

Além do vídeo, que segue abaixo, gravei alguns samples mostrando o pedal em situações muito distintas. Para fazer o download, basta acessar o endereço http://www.4shared.com/file/29288112/c89c38a4/DELAY_BOSS_DD-3_-_Marcos_Lelo_Craveiro.html?dirPwdVerified=d1128b0a

Bom, é isso. Espero que o pequeno texto e o vídeo possam elucidar um pouco mais sobre este pedal. No mais, não deixem de participar, com opiniões e perguntas, através do email da Toca dos Efeitos, em tocadosefeitos@yahoo.com.br.

Abraços.


3 comentários

Anônimo

Milton... o blog ta cada vez melhor...
Mas se você puder, não fique tanto tempo sem atualizar o site...
hehe...
Ja que vc esta com tantos colaboradores, ve se da pra fazer pelo menos um review por semana... o blog ia ficar mais "cheio" e melhor...
Abraços...
Benke...

Anônimo

grande Milton, é impressionante a clareza e lucidez com que vc e seus colaboradores detalham os efeitos. só posso tirar o chapéu.

Muito bom o review do Lelo tbm ...

abraço
Charles

Anônimo

Fala Milton!
Já tem algum tempo q eu estou pra deixar um coment aqui no seu blog. Agora depois do "convite" que o Lelo fez lá nos fórums da EG2 no orkut resolvi vir deixar um recado hehehe!
Primeiro queria parabenizá-lo pela iniciativa, os artigos estão muito bons e esclarecedores. E parabéns aos colaboradores tb.
Abraços
André.

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página