BOSS DD-20

9 de nov. de 2008 |

DD-20

Sem dúvida alguma, e não tenho medo de parecer presunçoso demais, grande parte dos músicos que pensa em ou comprar um delay ou trocar o seu delay, sempre considera o BOSS DD-20 como uma das opções... motivos para tanto não faltam, como ou a reconhecida qualidade dos delay´s da BOSS, ou a reconhecida qualidade de construção dessa marca, ou, especialmente, o grande número de recursos que o DD-20 oferece...

... recursos esses que nos levam a pensar na hora de qualificar o DD-20... a BOSS o qualifica numa categoria chamada Twin Pedals... aqui, no Brasil, há quem o qualifique apenas como um pedal... outros, levando em consideração seu tamanho e quantidade de recursos, o qualificam como pedaleira... entretanto, eu, e sem base técnica alguma, prefiro o qualificar como um “shopping de delay´s”, porque não consigo vê-lo de outra forma, especialmente porque nem acho que seja um pedal, como o DD-3 o é, nem mesmo uma pedaleira, como a GT-10 o é... o DD-20 fica precisamente no meio termo desses dois, mais que um pedal, menos que uma pedaleira, e, a menos que se diga que é um Twin Pedal, prefiro chamá-lo de “shopping de delay´s”... hehehe

... agora, talvez há quem possa achar que a qualificação é o que menos importa em relação ao DD-20, no que eu, sinceramente, concordo, mas que, por outro lado, ajudará no curso do review para se entender melhor a finalidade deste twin pedal, os recursos oferecidos, entre tantas outras variáveis... assim, ainda que acabe ficando um pouco grande, o que a essa altura já é praxe, este review fará uma análise da finalidade e das opções de uso do DD-20, além de uma análise-argumentativa de todas as opções de delay oferecidas...

... se pegarmos o DD-20 numa mão, e outro pedal de delay na outra, como o DD-3, será visualmente perceptível o que os difere de categoria e, em especial, porque o DD-20 é sempre lembrado pela gama de recursos que possui... para os fins desse review, uma vez que poderia escrever um review do DD-20 divido em várias partes, por conta dos seus inúmeros recursos, optei por priorizar a análise dos timbres das opções de delay... entretanto, como fala-se muito dos recursos, e no curso do review os mencionarei diversas vezes, acho pertinente citar os principais, aqueles que comumente mais chamam a atenção dos músicos, qual sejam, tempo-delay de até 23 segundos, 4 bancos de memórias, o que permite salvar 4 regulagens absolutamente distintas, seja uma para bases limpas, outra para solos, outra para dedilhados com dobras, enfim, o que for do agrado e necessidade do freguês... além disso, o DD-20 oferece 11 opções de delay, tap-tempo, entre outras ótimas funções, as quais me ocuparei um pouco mais a seguir...

... antes de mais nada, me parece prudente que os mais entusiastas baixem o manual do DD-20 (http://roland.com.br/files/download/file/59/DD-20_PT.pdf), pois certamente muitas perguntas não terão respostas aqui, até porque seria pretensioso da minha parte achar que conseguirei abordar na totalidade esse complexo equipamento, mas que, decididamente, estarão no manual, que já adianto, é muito bom e muito claro...

... como de praxe, costumo começar escrevendo sobre a construção dos pedais, o que me parece serem linhas em vão quando a marca em questão for a BOSS... é evidente que o DD-20 é extremamente bem construído e que disso podemos dispensar nossa atenção...

... entretanto, se quanto à construção não foi preciso muito detimento, penso que a análise dos painéis frontal e traseiro ensejarão mais atenção que de costume, motivo pelo qual o farei num tópico a parte...

 

Breve análise dos painéis frontal e traseiro do BOSS DD-20

O painel frontal do DD-20 possui os controles de E.LEVEL, F.BACK, TONE, MODE, DELAY TIME, TAP, TEMPO, WRITE e SELECT...

... dos controles comuns à grande parte dos delay´s, no E.LEVEL regula-se o volume do efeito, no F.BACK a quantidade de repetição e no DELAY TIME o tempo de atraso, que pode chegar até pornográficos 23 segundos... hehehe... uma particularidade muito interessante relativo ao DELAY TIME, é que tanto é possível fazer o ajuste do tempo-delay por “msec”, quanto por “BPM”, o que possibilita um ajuste bastante preciso do delay com o andamento da música...

... o TONE, obviamente, se encarrega do timbre da repetição, do delay propriamente dito, que pode ficar ora mais fechado, ora mais brilhoso, conforme a preferência de cada um... pessoalmente, acho o controle de TONE muito interessante e, se de alguma forma isso dependesse de mim, recurso obrigatório em qualquer delay... claro, creio que poucos pensarão da mesma forma, mas o mais importante é que no DD-20, com o TONE posicionado às 12hs, o timbre do delay fica realmente flat, sem nenhuma coloração na repetição, salvo, claro, pela da natureza da opção de delay escolhida, como por exemplo a opção ANALOG, que simula o clássico BOSS DM-2, e que possui naturalmente um timbre mais fechado, mais obscuro, característica peculiar do pedal original...

... os controles TAP e TEMPO têm uso mais simples que mesmo a sua definição teórica... no TAP é possível regular o tempo de atraso do delay através do tempo de intervalo entre os cliques neste botão... é similar ao recurso tap-tempo que existe em muitos delay´s, e que no DD-20 pode ser usado tanto pelo footswitch, como através do botão TAP... já em relação ao botão TEMPO, não consigo pensar em outra definição que não a do manual, motivo pelo qual vou me reservar o direito de fazer citação dele: “usado para indicar a duração do atraso no andamento indicado por Tap Input em termos de figura rítmica”...

... por fim, os controles WRITE e SELECT são quase que auto-descritivos... o WRITE serve para salvar as regulagens num dos 4 bancos do DD-20... o SELECT serve para selecionar ou intercalar entre os 4 bancos de memórias e o modo Manual...

... além desses controles, na parte frontal temos os 2 footswitch´s do DD-20... basicamente, o footswitch da esquerda serve para ligar/desligar o delay e para gravar os loop´s ao se usar o modo SOS (esse modo será esmiuçado abaixo)... o footswitch da direita serve para intercalar entre os bancos de memórias e para acionar a função tap-tempo... agora, como mencionei antes, isso em termos de funções mais básicas, porque ambos footswitch´s são usados para outras finalidades mais específicas, que podem ser conhecidas numa breve olhada no manual do DD-20...

... o painel traseiro do DD-20 possui 2 INPUT´s, 2 OUTPUT´s, CTL PEDAL e PHONES...

... através do INPUT A é feita a conexão em MONO, vinda de uma guitarra ou outro pedal MONO... os 2 INPUT´s servem para receber um sinal estéreo vindo, por exemplo, de outro pedal estéreo, mantendo intacta essa particularidade do sinal...

... o OUTPUT A faz a saída do sinal em mono e, portanto, será a opção usada por grande parte dos usuários... ainda assim, o DD-20 oferece saída estéreo, que pode ser usada para ser ligada em 2 amplificadores, em mesas de som e etc....

... a opção CTL serve para que se plugue um pedal de controle externo (BOSS FS-5L ou FS-5U) que pode ser usado para ligar/desligar o delay, como controle de tap-tempo ou para fazer a troca entre as memórias...

... por fim, a opção PHONES, evidentemente, serve para que se plugue um fone de ouvido no DD-20...

 

Analisando as opções de delay´s do BOSS DD-20

Bom, acho que o que tinha de ser escrito sobre conexões e funções mais básicas dos painéis frontal e traseiro, foi escrito... agora (finalmente, muitos dirão... hehehe), passaremos ao que interessa, ao controle MODE, e, por óbvio, às opções de delay oferecidas pelo DD-20... como são muitas opções de delay, ao mesmo tempo em que dissertarei uma breve explicação de cada, farei automaticamente ponderações sobre as minhas impressões de cada uma delas...

REVERSE: no modo REVERSE o delay soa reverso... explicação esquisita? Pois é, eu também acho, mas tenho certeza que grande parte entendeu, pois, embora estranho, há uma certa lógica na definição... para ficar mais claro mesmo, recomendo a audição do primeiro vídeo que postarei ao final do review... particularmente, nunca usei muito esta opção, tão somente porque nunca precisei dela... brincando um pouco, digamos assim, consegui algumas ótimas texturas, diferentes harmonias, mas nenhuma que me servisse em definitivo, porque nunca se prestaram efetivamente para o meu estilo de som... seja como for, àqueles que usam, tenho certeza que o REVERSE do DD-20 será tão útil quanto é eficiente...

MODULATE: no modo MODULATE a repetição possui uma modulação, mais precisamente um chorus, que pode ter sua velocidade e profundidade ajustadas a contento (para saber como fazer tais ajustes, verifique o manual do DD-20)... é uma das minhas opções preferidas... com bastante volume e um tempo-delay mais longo, mas com pouca repetição, é possível criar texturas densas e ao mesmo tempo extremamente bonitas... em alguns casos, como em dedilhados, é possível até dispensar o seu pedal de chorus... eu, pelo menos, dispensava o meu nesses casos... hehehe

SMOOTH: no modo SMOOTH a repetição possui maior profundidade, produzindo um efeito de reverb junto à repetição... decididamente é uma opção muito interessante, mas que enseja certos cuidados para que a soma do delay com essa reverberação não crie uma ambiência muito poluída, embolando o som... usando-a de forma adequada, é uma opção excelente para sons limpos e texturas bastante profundas...

PAN: no modo PAN a repetição intercala entre o lado esquerdo e o lado direito, portanto, quando o DD-20 é usado em estéreo... sem dúvida alguma é possível usar o PAN em mono, com resultados até bem interessantes, mas, decididamente, a melhor aplicação desse modo é em estéreo...

DUAL: no modo DUAL há duas repetições em série, uma mais curta e outra mais longa, como se houvesse 2 pedais de delay ligados ao mesmo tempo... gosto muito dessa opção, embora a usasse muito pouco... como muitos, eu imagino, usava para montar texturas similares às criadas pelo The Edge, do U2... decididamente é das opções mais musicais do pedal, ou pelo menos uma das que apresenta uma particularidade que possibilita a criação de texturas diferentes das usuais...

STANDARD: conceitualmente é o conhecido e reconhecido delay digital da BOSS... preciso e limpo, é uma opção sem erros... contudo, como migrei do DD-3 para o DD-20, confesso que senti algumas diferenças entre um e outro, no caso o DD-20 no modo STANDARD... por alguma razão, e talvez eu não consiga explicar claramente, sempre que usei a opção STANDARD, sentia o delay ou presente demais ou de menos, ou seja, parecia que nunca achava o ponto certo dele, especialmente do volume do efeito... honestamente, não vou conseguir explicar isso precisamente, mas, apenas para registro da minha opinião, gostava mais do DD-3 à opção STANDARD do DD-20, o que não significa que esta seja uma opção ruim, mas sim que eu tenho uma preferência em relação à esses similares...

ANALOG: modo que simula o aclamado BOSS DM-2, um dos principais delay´s analógicos que já existiram... se posso dizer que havia uma opção de delay que mais usasse, decididamente essa opção é a ANALOG... a simulação do DM-2 é incrível... a repetição é sombria, com uma leve sujeira e uma degradação da repetição, peculiares do pedal original... simplesmente maravilhoso... e, claro, como referi bem no início do review, com o recurso do TONE é possível até mudar um pouco a característica da simulação, fazendo com que a repetição soe mais quente e brilhosa... enfim, junto com MODULATE e TAPE, ANALOG era a minha opção preferida do DD-20...

TAPE: opção que simula um delay de fita, mais especificamente o sensacional Roland RE-201 Tape Echo... dentre as opções de regulagens, há a possibilidade de escolher o número de cabeças de leitura, seja uma (HEd1) ou duas (HEd2)... a opção padrão do modo TAPE é HEd1, com uma cabeça de leitura... essa opção tem mais profundidade que a opção ANALOG, mas mesmo assim não chega a saltar aos olhos, ou aos ouvidos, como preferirem... por outro lado, configurando para a opção HEd2 é que a perspectiva desse modo muda completamente, porque aí sim ouve-se um timbre muito similar ao de um delay de fita, com uma ambiência bem mais profunda, super musical e, dependendo da regulagem, bastante etérea e espacial... sem meias palavras, nesse modo o delay soa absolutamente sensacional...

WARP: difícil explicar conceitualmente esse modo, assim como o modo TWIST, motivo pelo qual, mais uma vez, terei de me reportar ao manual do DD-20... segundo o manual “este modo controla simultaneamente a realimentação do delay, o feedback e o volume produzindo um delay bastante irreal”... entendeu? Eu também não entenderia, mas fique tranqüilo, porque isso ficará bem claro no vídeo que postarei ao final deste review... em termos práticos, nunca achei muita utilidade para essa opção... mas, insisto, trata-se apenas da minha opinião, porque conheço algumas pessoas que fazem ótimo uso dela, o que decididamente não foi o meu caso...

TWIST: assim como no modo WARP, terei de apelar ao manual do DD-20: “este é um novo tipo de efeito delay com resultado agressivo de som em movimento. Use com distorção para um som de movimento maior”... entendeu? Pois é, mais uma vez recomendo o vídeo que já recomendei no modo WARP... hehehe

SOS: por fim, o modo SOS, certamente uma das grandes vedetes do DD-20... através do SOS é possível criar um loop de até 23 segundos, e ainda fazer overdub´s por cima dessa gravação, criando diversas melodias e/ ou texturas para o primeiro loop... deseja gravar uma base para fazer um solo? Com o SOS é possível... deseja criar melodias em cima de uma base, com riff´s, guitarras dobradas ou o que for? Com o SOS é possível... enfim, conhecendo o funcionamento do SOS, o resto vai depender da criatividade de cada um... para deixar mais claro o funcionamento e as possibilidades desse modo, postarei 2 vídeos fazendo uso dele...

 

... finalizando este longo review, mas nem tão logo quanto o esperado (pelo menos por mim), concluo afirmando que o DD-20 é uma excelente opção de delay, com ótimo custo x benefício, quiça um dos melhores do mercado atual... ele possui praticamente tudo o que qualquer músico procura ou precisa em termos de delay... além dessa versatilidade, sempre com a reconhecida qualidade dos delay´s da BOSS, é possível salvar 4 regulagens nos bancos de memória, usar uma 5ª opção de regulagem através do banco MANUAL (da mesma forma como se usaria num pedal como o DD-3 ou outro pedal de delay), controle de tempo-delay através do recurso de tap-tempo, enfim, como disse no início, um “shopping de delay´s”... hehehe

... como já referido no curso do review, abaixo postarei 3 vídeos que gravei fazendo uso do DD-20... no primeiro, fiz uma demonstração rápida de cada uma das opções de delay que acompanham o DD-20... no segundo, fiz um uso simplificado da opção SOS, com o intuito de mostrar o seu conceito e funcionamento... no terceiro e último, faço novamente uso do SOS, mas de uma forma um pouco mais ampla, gravando alguns overdub´s para criar uma textura melódica mais complexa...

... em tempo, se alguém tiver interesse em maiores informações sobre o DD-20, recomendo uma visita ao site da BOSS Brasil, no endereço http://roland.com.br/boss/produtos/326... ainda, quem quiser acesso à outros vídeos, acesse o site da Roland US, através do endereço http://www.rolandus.com/products/productdetails.aspx?ObjectId=531&ParentId=96...

... por fim, agradeço mais uma vez a visita de todos, sempre reiterando o convite para acessarem a comunidade da Toca dos Efeitos no orkut, pelo endereço http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=50019202, e para fazerem parte do mailist da Toca, sendo necessário, para tanto, apenas enviar uma mensagem para o email tocadosefeitos@yahoo.com.br...

... de resto, abraços e até a próxima... \m/

 

 

 

 

 

12 comentários

Ewerton Reis

Sensacional, tanto o review como o pedal...

Anônimo

Bacana a escolha desse pedal pra ser "autopsiado" pela toca...
eu, como apreciador de delays, com certeza passaria muito tempo arrancando ótimos usos de todos os recursos que foram apresentados, obviamente voltados pro meu universo musical.
Parabéns, espero que continue sempre motivado.
Abraço!

aldeiax

Esqueci de fazer o comentário Miltão... Show de bola este review! Seu eu o tivesse visto antes de comprar meu DL4 Line6, com certeza teria pego o DD20...

Parabéns brother, excelente trabalho! Até o próximo review.

Claucilei Santos (Clau)

Bem legal o Review, já vendi meu Rv3 da boss, agora falta vender o Echo Park da line6 para juntar a grana para comprar este Giga Delay.

Proponho a vc uma troca de link, segue meu blog http://clauonline.blogspot.com

Bacana seu Blog, parabéns!!!

Claucilei Santos

Milton Morales

Claucilei, obrigado pelos elogios... e bacana o teu blog também... já o adicionei nas indicações da Toca...

Abraços!

Claucilei Santos (Clau)

Boa noite!

Estarei add o seu blog como indicações tbm. Segue o meu msn: navegador_x11@hotmail.com.

Obrigado pelos elogios, bem-vindo ao universo musical!

Anônimo

antes de comprar meu nova delay eu estava na dúvida entre esses dois.. agora depois de 2 meses eu to tentando vender o nova pra comprar um desse pq acho que combina mais com o som que quero (efeitos bonitos e de ambiência)

seria legal se um dia saísse um review comparativo desses dois :)

belo blog
abraço

Carlos Oliveira

Parabéns pelo blog, vem me ajudado muito, mas fiquei com uma dúvida...São 4 bancos, no dl4 da line 6 é possível trocar de presets durante a música, no dd20 existe essa possibilidade? Digo, andar para o proximo preset e voltar ao anterior?

Milton Morales

Carlos, se não me engano, o DD-20 tem 2 modos de seleção de bancos: 1) o tradicional, que passa do 1 pro 2, do 2 pro 3, do 3 pro 4 e do 4 pro 1; e 2) o seletivo, que escolhes apenas 2 bancos, e aí fica um vai e volta entre esses 2 canais...

Carlos Oliveira

Hoje to usando o meu dd20, mas aínda não consegui me libertar do dd3, rsrsrs...o giga delay tem bastante recursos, mas eu ainda prefiro o dd3...to experimentando o giga delay, mais soa um pouco artificial, acho que para misturar as modulações gera bons resultados, mas perde muito em volume, mais ainda estou desvendando seus mistérios...caso em um ou dois meses eu nãome encontre venderei...

Carlos Oliveira

Eu tenho o dd3 e o gigadelay, confesso que ainda não consegui tirar o dd3 do set, não consigo os mesmos resultados...uso as regulagens do dd3 como parâmetro para depois copiar para o dd20...por enquanto acho que para misturar com modulações pode ser útil, mas aínda não me agrada em outras situações. Caso dentro de um mês ou mais eu não me encontre no pedal eu o venderei...

Milton Morales

Carlos, eu fiz o mesmo caminho que o teu: passei do DD-3 para o DD-20... em relação ao delay digital (standard), também prefiro o DD-3... entretanto, acho que o DD-20 compensa muito pelas outras opções e pelo recursos extras, especialmente SOS, TAPE e ANALOG... esses são ótimos... ;]

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