Talvez muita gente pudesse esperar que essa nova fase da Toca fosse começar com algo diferente, mas por que não falar de simulação de amplificadores, não é verdade?… hehehe
… o que me motivou a postar algo sobre o assunto é 1) o fato de que uso muito simuladores; 2) o fato de que recentemente saiu uma matéria bem interessante sobre o tema, inclusive com samples…
… eu não quero entrar no mérito do que é melhor que o que… acho que a matéria é muito precisa quando pondera que tudo depende de vários elementos, além da qualidade do som, uma vez que hoje em dia existem bons simuladores… há de se considerar também a logística, o peso dos equipamentos, quem carrega a parafernália (se você mesmo ou um roadie) e etc… e quem toca muito na noite, como tem acontecido comigo ultimamente, sabe que esse tipo de coisa pode pesar na hora de se escolher algum equipamento…
… seja como for, o que torna também interessante a matéria (pelo menos pra mim), é que nos samples foram usados, em grande parte, softwares de simulação, e não equipamentos como os POD´s ou as GT´s da BOSS, entre outros…
… aliás, sobre os samples, é bem verdade que na maioria deles os sons nem são tão próximos aos amplificadores originais… entretanto, acho pertinente não ouví-los só sob esse prisma, mas também sob o enfoque de quão bom é o som, na sua opinião, independentemente de ser ou não parecido/igual/diferente do amp. original, ok?…
… a matéria que destaco é da revista “gringa” Premier Guitar e possui 2 páginas: http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2009/Oct/Amp_Modeling_Reality_Check.aspx
… e de resto, meus amigos, até a próxima… ;]
Abraços!
2 comentários
Grande Milton,
Seria possível você esclarecer para mim, como seria possível (e se) criar um efeito de Reverb utilizando delay/chorus/flanger?
Roberto, podes sim criar um efeito de reverb usando um delay... o chorus e o flanger não são necessários pra isso... digo mais, com eles isso não seria possível... na verdade eles só podem beneficiar-se do reverb... hehehe
... mas, assim, com relação ao delay, em tese, o ideal é colocar o feedback no mínimo e achar um ponto de equilíbrio entre o volume e o tempo-delay para que tenhas o volume que queres nessa "simulação de reverb"...
... entretanto, tenha em mente que isso não tem regra... às vezes pode ser melhor deixar o tempo-delay bem curto, dando algum feedback e usando o volume para encontrar o ponto certo para uma ambiência "maior"...
... enfim, não tem regra... o negócio é testar... mas acho que com uma dessas duas formas aí conseguirás um bom resultado... ;]
Abraços!
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