SE EU SABERIA QUE PEDAIS EU TERIA HOJE? – PARTE 5

25 de mai. de 2010 |

Breve consideração…

No último post dessa série, quando escreví sobre compressores, em dado momento ponderei que das opções que eu tinha abordado, “qualquer uma delas me deixaria plenamente satisfeito… o meu lado romântico-purista provavelmente prefere o Vintage Dyna Comp… o meu lado prático-funcional provavelmente prefere o Keeley Compressor… já o meu lado custo-benefício certamente prefere o CS-3 OPTO MOD… enfim, realmente há uma certa indiferença da minha parte, mas apenas entre essas 3 opções… qualquer outra está fora de cogitação, até o momento… hehehe”…

… ainda bem que escreví o “até o momento”, pois, no final das contas, não peguei nenhuma das 3 opções… hehehe… seja como for, falarei mais detidamente sobre todas as opções na última parte dessa série… ;]


E o que temos agora?

Até aqui, já escreví sobre o wah, o compressor, o drive principal e uma das modulações… o que será que falta? Na verdade, só metade do caminho foi percorrido até aqui… hehehe… e, portanto, se escreví sobre uma das modulações, naturalmente falta escrever sobre a outra modulação, que é o que farei hoje…

… é claro que essa outra modulação poderia ser um monte de coisas, mas eu sou menos afeito à “pirotecnias” do que o pessoal pode imaginar… curto praticamente todo o tipo de efeito, mas para construir um pedalboard simplificado, naturalmente teria de optar pelos mais clássicos, mesmo porque são justamente eles que eu uso muito mais… por essa razão a outra modulação em questão é o phaser…

… a minha relação com phaser começou complicada… no início, eu não gostava muito desse efeito, pois o achava pouco musical, muito mais presente do que eu gostaria… fiquei com ele por muito tempo pois gostava muito de usá-lo com timbres limpos, especialmente para riffs arpejados…. ocorre, contudo, que eu precisava de mais que isso, uma vez que na época eu tocava metal e usava distorções em boa parte do tempo…

… certa vez, trocando uma idéia com o amigo Marcos “Lelo” Craveiro, grande colaborador da Toca, comentei com ele algumas impressões que tinha do meu phaser, na época, um EHX Small Stone “muito melhorado”, feito pela 56inc… eu estava gravando um material com a minha banda e queria usar o phaser num riff bastante distorcido e pesado… o Marcos possui um Phase90 e, por isso, pedi que gravasse o tal riff com o phaser dele, até para ver se por acaso o Phase90 poderia dar as nuances que eu queria… e dava, mas não somente porque soava diferentemente do EHX, mas sim porque o Marcos usava o phaser antes das distorções, enquanto eu usava depois… essa foi a grande mudança na minha relação com o phaser… na verdade, foi justamente essa singela mudança que me fez ser aficcionado por esse efeito…

… já na época, e de imediato, minha relação com o phaser mudou completamente, tanto que naquela gravação ele foi o efeito que mais usei, especialmente com as distorções… aliás, naquela gravação eu precisei ser coibido a não usar tanto o phaser, pois estava querendo colocá-lo em tudo que era espaço que as músicas permitiam… ou seja, redescobrí totalmente o efeito por conta de uma singela, mas importante mudança…

… só que, com o passar do tempo, não me saía da cabeça o que os malfadados médios do Phase90 produziam: um timbre mais vocalizado… sim, os médios do Phase90 produzem esse efeito, que me agrada muito, diferentemente do EHX, que é mais transparente, e vocaliza um pouco menos, coisa que agrada muito muita gente…

… pouco tempo depois, tive a oportunidade de comprar um Phase90… mais que isso, por uma feliz oportunidade tive condição de pegar um Phase90 EVH… imaginem só qual não era o tamanho do meu vício a ponto d´eu ter 2 phasers diferentes no pedalboard? Pior que isso só quando tive 2 wahs no board… mas isso é outra história… hehehe

… contudo, por força de uma necessidade fortuita, há 2 anos atrás (se não me engano) fui obrigado a me desfazer de grande parte dos pedais que eu tinha, situação que me obrigou a ter de escolher um dos phasers, ou o Psych2 (o nome do phaser feito pela 56inc), ou o Phase90 EVH… tenho de confessar que foi um dilema bastante grande pra mim escolher entre um e outro… gostava de ambos pelo que de melhor cada um tinha: gostava muito do EHX, pois soava melhor com o timbre mais limpo, especialmente para efeitos tipo Leslie; mas adorava também as nuances do Phase90, que soava melhor com distorção… resumo da ópera? Optei por ficar com o Phase90 EVH…

… o Phase90 EVH é um 2 em 1: possui as regulagens de  evhprofundidade das versão Block Logo e Script Logo, esta última usada pelo EVH nos timbres mais clássicos dele… e está justamente na questão da profundidade a maior ou menor transparência do phaser… na versão Block Logo consigo um efeito mais pronunciado, que vocaliza mais as distorções… costumo usar o RATE entre 9hs e 10hs (normalmente às 10hs)… ocorre que como ele tem mais profundidade e coloração (os tais médios), tende a soar “distorcido” em regulagens mais rápidas, que é a forma como costumo usar esse efeito com o timbre limpo… por essa razão a versão EVH resolveu o meu dilema, pois a opção de Script Logo do pedal deixa o timbre com menos profundidade, portanto menos colorido e mais definido, não embolando o timbre em velocidades rápidas, ótimas para a forma como uso o phaser com o timbre limpo…

… eu preciso confessar que esse pedal é dos meus preferidos… daqueles que eu tinha antes de ter de me desfazer do meu pedalboard, em 2008, foi o único que restou, o que demonstra um pouco o quanto gosto desse efeito e o quanto gosto desse pedal… é dos poucos que tenho por definitivo mesmo… já testei vários phasers e nem consigo ficar balançado por qualquer outro, o que é algo raro na minha história com efeitos…

… como de praxe, segue abaixo alguns vídeos que mostram as virtudes desse excelente pedal…  ;]

Abraços e até a próxima… \m/

7 comentários

Gladys de Paula Craveiro

mui bueno!

eu gostaria tb de contar com esta ferramente do botão "script" no meu phase 90, acho q me seria útil qdo com sons mais tranquilos...

[ ]s

Milton Morales

Grande Lelo... bom, o mundo já sabe que és culpado pelo meu vício... hehehe

... e, de fato, o SCRIPT é uma grande ferramenta para sons mais tranquílos ou mesmo apenas mais limpos...

... e o interessante é que é possível colocar uma chave de SCRIPT no teu Phase90... já pensaste no assunto? ;]

Abraços!

Gladys de Paula Craveiro

Talvez faça isso mesmo, se for simples, é uma chave q tira de ação no circuito os tais R28, C11 e C12?

qdo estiver com saco de mexer nisso, acionarei o Mr Big Effects ehehe
abraço!

Milton Morales

Meu caro Lelo, creio que sim, que seja o lance do R28 e etc.... só não tenho certeza pq tem gente que jura que não faz diferença... custo a acreditar que não faz diferença... de qualquer forma, o Big deve saber disso tranquílo... ;]

Abraços!

Milton Morales

Valeu pelo comentário, Bode... ;]

Bodão Hubner
Este comentário foi removido pelo autor.
Bodão Hubner

Depois de muito utilizar meu Vintage Phaser da Behringer (clone do EHX Small Stone) e agora ter meu Phaser 91 da Big Effects (um MXR Phase 90 com controle de volume) posso afirmar que meu gosto pende mais para a suavidade e profundidade do MXR do que para a secura áspera do EHX (que não deixa de ser um grande pedal)...

Belo texto Milton!!!!

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página