OnVERSUS: MXR Phase90 EVH x Behringer PH9

4 de set. de 2011 |

Breve prólogo…

Pessoal, desde o último post, e especialmente depois da tabulação das respostas da pesquisa feita, resolví reconsiderar algumas idéias e dar uma roupagem nova para outras…

… a primeira mudança se dará quanto ao volume de postagens na Toca, que aumentará… explico: o DICA DA SEMANA é uma seção baseada naquilo de melhor que eu encontrava pela internet… ocorre que, como o DICA DA SEMANA é semanal, eu estava separando muito material, que poderia ser publicado no dia que eu o encontrasse… por essa razão, o DICA DA SEMANA será extinto e, a partir de agora, sempre que eu achar alguma coisa, farei o post no dia… portanto, entrem com mais frequência no blog, porque as atualizações serão muito mais frequentes…

… aliás, a partir de agora só serão enviados emails avisando da postagem de novos reviews ou de textos das seções específicas… posts na linha do DICA DA SEMANA, conforme o explicado acima, que podem acontecer todos os dias, não serão mais avisados por email… por isso, acessem mesmo o blog… ;]

… a seção QUE PORRA É ESSA? será mantida… dia 15 desse mês de setembro recomeçam as postagens…

… outras novidades virão em breve, mas antes de confirmá-las, preciso alinhar melhor alguns detalhes…

… de qualquer forma, hoje tem novidade na Toca… espero que vocês gostem… ;]

 

OnVERSUS: MXR Phase90 EVH x Behringer PH9

A primeira novidade que deve ter chamado a atenção é o primeiro nome do título da postagem: OnVERSUS… trocando em miúdos, assim como existem tantas outras seções com nomes específicos, o OnVERSUS é a seção da Toca voltada para comparações entre pedais, uma coisa amplamente pedida pelo pessoal, especialmente através do email da Toca…

… a segunda novidade é a forma como resolví abordar essa seção, que é através de um videolog ou videoreview…

… o viodeolog/videoreview, na minha opinião, é uma forma interessante de deixar o material em questão mais direto, abordando de forma mais direta determinado tema… além disso, é um tipo de abordagem diferente, que traz algo novo pra Toca, o que é sempre bom, não é verdade?…

… bom, para começar essa empreitada, resolví fazer um pequeno investimento (que a minha mulher não leia isso… hehehe)… e por causa desse pequeno investimento posso dizer que a partir de hoje a Toca dos Efeitos é FULL HD… hehehe… por causa disso os vídeos terão melhor qualidade, o audio será mais nítido, enfim, tudo será melhor… hehehe

… quanto ao nosso primeiro OnVERSUS, resolví fazer uma comparação entre o MXR Phase90 EVH e o Behringer PH9, que numa análise estética pode levar qualquer um a pensar que esse modelo da Behringer é uma cópia do pedal da MXR… mas será que é mesmo? Bom, é isso que os vídeos abaixo visam responder…

… por fim, meus amigos, como a idéia no todo é recente, resolví fazer esse vídeo sem maiores preparações… apenas liguei a câmera e comecei a falar… de repente isso pode parecer um contrasenso à maneira relativamente metódica que costumo fazer as coisas por aqui, mas, por outro lado, prefiro começar qualquer experiência tentando, para depois poder analisar melhor como eu posso melhorar nas experiências seguintes… por essa razão todos os comentários, bons e ruins, serão especialmente bem-vindos, pois através deles terei condições de melhorar os próximos vídeos…

… e de resto, pessoal, vamos ao que interessa… hehehe

Abraços… ;]

11 comentários

Pedro

Excelente Milton!

Não dormi em nenhum dos tantos minutos.

Achei importante a forma detalhada como vc conduziu a comparação.

Pedais de baixo custo cumprem sua função desde que saibamos exatamente do que eles são capazes.

Eu possuo o irmão de PH9, o VP1 Vintage Phaser Behringer.

Como crítica ele distorce mesmo nos médios... não sei se o Small Stone é assim e nem sei se os dois são parecidos mesmo. E ai, rola comparaçoes em Video logo?rs

No mais, gostei muito da iniciativa.

Abraços

Milton Morales

Pedro, valeu pela força... ;]

... e se eu conseguir os dois phasers, o Small Stone e o Behringer, farei uma comparação sim, com certeza...

Abraços!

Marcos Lelo Craveiro

Bom, assisti os dois vídeos agora pouco. Baseado única e exclusivamente pelo som do vídeo (que pareceu bom e claro) achei que o Behringer na verdade soa mais magro que o MXR, parece até mesmo "roubar" peso do timbre final. Não gostei do Behringer, mas tb achei honesto como phaser, sendo mais uma questão pessoal. O Script do Behringer é extremamente sutil, poderia até ser vantajoso numa situação onde se usa o clean e só quer pincelar um algo a mais, mas prefiro o do MXR novamente.
De observação sobre o video em si, gostaria mais se vc a cada passo que usasse um, mostrasse logo em seguida o outro na mesma situação. Exemplifico: na primeira passada, vc mostrou o phase MXR em várias setagens só para depois ir para o behringer e repetir todos os passos. Perdi um pouquinho a dimensão das diferenças dessa maneira. Seria mais esclarecedor ainda se fossem comparações de imediato em cada etapa (passar o mxr em, por ex, 9h e logo em seguida, passar em 9h no Behringer e assim por diante). Assim dá até para inserir em seguida pequenos comentários sem que quem assista, perca a impressão sonora de cada unidade.
É uma forma interessante estes tais videologs, mas apesar de não ter me aborrecido (já que quase que parece um bate papo informal), sinto que videos por volta de 10 minutos - salvo algo de diferente e necessário - seriam o ideal de uma forma geral. Mas isso não deve impedir sua forma natural de fazer, que é o que importa e motiva.
Parabéns de toda maneira,
abraço!
Marcos "Lelo" Craveiro

Milton Morales

Lelo, valeu pelo comentário e pela sugestão... também achei, até enquanto gravava o vídeo, que fazer do jeito que comecei não daria os melhores elementos para uma comparação, razão pela qual mudei no meio do caminho... ;]

Abraços!

Marcos

Milton; Pode ser um chute meu, mas pode ser um switch momentary no behringer, provavelmente com chaveamento eletrônico...(boss like)... Parabéns por todo o blog.

Milton Morales

Marcos, obrigado pelos elogios.

E quanto ao switch, não é momentary não... ele modula, mas de forma muito, mas muito suave... ;]

Abraços!

Paulo Rori

Qualidade dos componentes influenciando na qualidade do som. Ponto! Mas se o Behringer fosse melhor nesse ponto não custaria 80,00. Acho que ele atende ao que se propõe, pode ser um bom quebra galho. Parabéns pelo vídeo. Abs

Luciano Sena

Cara, meu pensamento é que comparar um Behringer com um MXR é muita covardia. Antes de ver o vídeo a gente já sabe que um vai deixar a desejar bastante em relação ao outro, e que na aquisição deve ser considerado o custo-benefício mesmo. Agora, o vídeo teve uma contribuição fundamental -se não a maior - (na minha opinião) somente por um dos seus últimos comentários: "Não comprem o behringer achando que vão ter o som do MXR". Isso já valeu os quase 40 minutos em frente a tela do PC. No meu caso, paguei R$ 80,00 no Behringer e estou satisfeito por enquanto porque sei que ele vai me deixar chupando dedo quando precisar de mais presença, o que ele não tem.
Seus comentários foram perfeitos, os vídeos valem a pena porque são muito esclarecedores, apesar de grandes. Ótimo trabalho, continuo te recomendando aos meus amigos. Parabéns..

Milton Morales

Luciano, antes de mais nada, obrigado pelos elogios e que bom que curtes a Toca... ;]

... quanto ao vídeo, de repente não consegui me fazer claro, mas a idéia, antes de mais nada, era comparar para ver até que ponto o Behringer era parecido, se era parecido, se era um negócio melhor pra quem usa pouco phaser e etc...

... agora, se queres saber uma curiosidade, recebi muitos emails de gente que comprou o Behringer por ele atuar mais em frequencias baixas, que é a grande diferença pro MXR... e isso é a prova que, para alguns, o Behringer é até melhor... tudo é questão de perspectiva... ;]

Abraços!

Arthur Tabbal

Milton, meus parabéns e muito obrigado pelo vídeo! Cheguei aqui através do Google porque estou interessado no PH9. Tenho uma dúvida em relação a ele e queria saber se você pode me ajudar.
Pesquisando, descobri que ele tem um trimpot interno, mas não consegui descobrir o que ele faz. Já vi muitos comentários em fóruns dizendo que é um wet/dry, o que eu não levei muita fé.. outros dizem que não sentiram diferença, outros que só conseguiram tirar um som bom mexendo nele. Mas em nenhum lugar diz com certeza que parâmetro ele realmente altera. Fico pensando que, se ele for um botão para ajustar a faixa de frequencias em que o phaser atua, talvez seja possivel melhorar consideravelmente o som dele que, como você mesmo disse, também achei que podia ser mais agudo. Tens como me ajudar? Um abraço e muito sucesso!

Milton Morales

Arthur, que bom que tenhas gostado da comparação... legal mesmo...

... sobre o trimpot, sei o mesmo que tu sabes... eu nunca mexi nele... de qualquer forma, vou ver se pego o pedal para fazer um teste modificando a posição desse trimpot... se conseguir, posto por aqui... ;]

Abraços!

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página