Se tem algo que ultimamente não tem me feito pular da cadeira, ou pelo menos faz tempo que não me causa esse tipo de excitação, são os captadores recentemente lançados… não porque eu desmereça a importância dos captadores… muito pelo contrário… acho que muitas vezes eles são muito desvalorizados pelos guitarristas, que recorrem às configurações mais usuais (vide a dupla da Seymour Duncan JB e 59), sem antes fazer uma pesquisa prévia, direcionada para o seu tipo de som.
Claro, entendo a dificuldade de se testar captadores, afinal, isso é muito mais complicado que testar pedais… mas ao mesmo tempo é possível conhecer/pesquisar as características de diversos modelos, que muitas vezes podem ser o problema do seu timbre, e não ou o pedal, ou o amplificador ou etc.
A principal razão dos novos captadores não terem me interessado tanto é porque já existe muita coisa boa, e o que tem aparecido, de uma forma geral, não inova muita coisa, pra não dizer quase nada.
Por outro lado, há pouco tempo foi lançado um novo captador da EMG, assinado pelo James Hetfield, vocalista/guitarrista do Metallica, chamado JH Set… a EMG, na época do pré-lançamento, divulgou alguns videos em que o próprio Hetfield explicava o conceito usado nos captadores, que em síntese era o de um captador ativo, com características de um captador passivo… no mínimo intrigante, não?
Intrigante pra mim, pelo menos, porque tenho 3 captadores EMG em uma guitarra e acho eles muito melhores do que é propagado por aí… aliás, fala-se muita besteira sobre EMGs… certa vez tive de ler que não era possível tirar um timbre 100% limpo desses captadores… posso garantir que isso é uma bobagem.
Entretanto, pensar numa dinâmica aprimorada, além de outras características de captadores passivos, com as vantagens dos captadores ativos, é no mínimo MUITO interessante.
E o OnVERSUS de hoje traz isso, uma comparação entre o EMG-81 e o EMG JH Set, lançado recentemente… para ajudar na análise, depois de ver todo o vídeo, procure ouvir a partir do minuto 4:00min., e logo depois a partir do minuto 6:34min.… assim a comparação ficará ainda mais interessante.
Abraços e até a próxima!
5 comentários
sem dúvida foi a melhor troca de caps que fiz até hoje... O foda é o preço aqui no BR!
Fiz a aquisição desse set de captadores, porém ainda não consegui um som limpo. será que o problema tá no meu amp?
Olha, Mau, difícil responder... pode ser seu amp., ou a forma como ele está regulado... de fato esses EMGs têm muita saída, mas isso não impede de tirar um som limpo, isso posso te garantir... ;]
Ola,muito bom esses caps! Aos 8min e 36 sec qual o nome da musica do riff??
Puxa, cara, não sei o nome dessa música não...
Postar um comentário