Quem me acompanha dos primórdios da comunidade Efeitos de Guitarra, no orkut, e desde o início do trabalho feito aqui na Toca dos Efeitos, sabe que gosto muito de conhecer novos handmades, quem sabe até descobrí-los e apresentá-los pro pessoal, quando isso é possível…
… nesse caso, o mérito não é meu… não lembro bem em que circunstâncias, mas certa vez recebi um torpedo do Augusto, da Guitar Mind, que dizia mais ou menos o seguinte: “Milton, tens de conhecer um cara”… como isso me instigou, logo liguei para o Augusto me contar do que se tratava, e no final se tratava de como ele conheceu a GF Pedals…
… por contra do trabalho desenvolvido pelo Guitar Mind, naturalmente sempre aparecem pedais raros e/ou diferentes por lá, e certa feita apareceu um pedal da GF Pedals que chamou a atenção do Augusto… mesmo depois desse contato telefônico, eu não tive como procurar conhecer mais sobre a marca, pois o meu filho estava por nascer, mas como o Augusto tinha ficado empolgado com o pedal que tinha conhecido, disse que faria os contatos pra mim… e o fez… e foi dessa forma que eu conhecer um pedal da GF Pedals e que pudemos conhecer o Bruno, o cara por de trás da marca…
… por conta disso, o que trago para os amigos é uma entrevista com o Bruno, que conta um pouco sobre a marca e o trabalho feito nos ótimos pedais dela…
… em tempo, quem quiser mais informações sobre a GF Pedals, acesse ou o site da marca no endereço http://www.gfmusic.com.br, ou a página do Facebook em http://www.facebook.com/pages/GF-Guitar-Pedals/143468975708747, ou o Twitter em http://twitter.com/gfpedals, ou a página do orkut em http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=17401632180108232917, ou a página do Myspace em http://www.myspace.com/brunovicentegf ou a página do Youtube em http://www.youtube.com/user/reverofratiug…
… no mais, vamos à entrevista…
1) Bruno, o que te fez querer começar a GF Pedals? Conta um pouco a história da marca e qual o diferencial do trabalho feito pela GF.
O gosto por circuitos e componentes eu tenho desde criança. Adorava desmontar aparelhos eletrônicos e olhar seus circuitos cheios de componentes. Mas foi por pura necessidade que me envolvi no negócio. Apesar de haver hoje uma boa oferta de produtos de qualidade no mercado, os preços ainda não são muito acessíveis. Ao final de 2006 resolvi ir a fundo no assunto, unindo o útil ao agradável, e construir meus próprios equipamentos, pois até então nunca havia tido sequer um pedal analógico. Quando alguns amigos mostraram interesse resolvi começar a vender. Mas minha intenção é a de sempre oferecer o melhor que estiver ao meu alcance, por um preço bem abaixo do mercado. Meu custo é maior e minha margem menor, mas acredito que o caminho para nos tornamos competitivos com o resto do mundo é aumentar a qualidade e diminuir a ganância. Esse é o principal diferencial do meu trabalho.
2) Olhando os pedais feitos pela GF, me chamou a atenção o fato de ter um portfólio enxuto, com 4 pedais: essa é a idéia da marca, não ter uma lista imensa e direcionar a fabricação para projetos específicos?
Minha idéia é sim ter um portfólio com muitos pedais, mas eu faço o trabalho todo sozinho, então têm sido difícil começar novos projetos. Eu poderia ir pelo caminho mais "fácil" e utilizar os projetos com placas de circuito já prontas que se encontram às pencas pela internet. Assim eu poderia oferecer um catálogo com uns 30 modelos, mas eu seria apenas mais um fabricante entre tantos outros, sem nenhum diferencial concreto! Além de não me sentir nem um pouco à vontade fazendo isso. Tive que aprender a usar o software de circuito, métodos de confecção das placas, pesquisar componentes e fornecedores pelo mundo afora, tipos de acabamentos, etc. Muitas madrugadas em frente ao monitor... rs
3) Tenho em mãos o Overdrive 808 Boosted. De cara me chamou a atenção como ele tem um visual clean e muito bonito. Entretanto, foi ao abrí-lo que fiquei positivamente satisfeito ao ver que ele segue o padrão de construção da MXR, com placa enxuta, potenciômetros de hastes altas e bons componentes. Como técnico da GF Pedals, chegaste a fazer um estudo dos melhores padrões de construção do mercado para oferecer um padrão diferenciado nos teus pedais?
Sim, fiz uma pesquisa a respeito das montagens e escolhi esse padrão pq não só facilita o meu trabalho como tb a qualidade final é enorme e a aparência estética interna fica ótima, pois tudo fica muito bem organizado. Gosto das coisas muito bem feitas, mesmo que não fiquem à mostra. Esse capricho exagerado acaba me atrapalhando na maioria das vezes e tb é um dos responsáveis pela pequena quantidade de modelos que tenho no momento. Todo tipo de montagem tem suas vantagens e desvantagens. No meu caso as soldas precisam ser muito bem feitas por conta do estresse mecânico ao qual peças como os jacks e o footswitch são submetidas. Mas venho constantemente pensando em melhorias, por exemplo, recentemente passei a usar um conector no clip da bateria. Novamente meu custo aumentou, bem pouco, mas também aumentou a qualidade, pois a probabilidade dos fios se quebrarem devido o manuseio constante ao se trocar a bateria diminuiu bastante agora. Quanto ao acabamento quero poder oferecer algo diferente sempre, portanto já estou pensando em algumas mudanças.
4) Falando mais especificamente sobre os teus pedais, me chamou a atenção que o teu phaser possui um controle extra chamado REGEN. O que podes falar sobre o phaser e mais especificamente sobre a ação desse controle no efeito?
Bom, esse controle é o "feedback" (regeneração ou resonância). Como o próprio nome diz significa "realimentar" o sinal já modulado novamente no estágio de modulação criando um looping que dá um efeito "metálico" no som, no caso do Phaser. Ao apertar a chave "REGEN" esse looping é acionado e o nível de feedback desejado é controlado pelo knob "R.LEVEL" (Regeneration Level), o qual permanece inativo quando a chave não estiver acionada.
Esse Phaser é baseado no Phase 90, usa os famosos transistores casados 2N5952 (FET), e oferece também o controle de profundidade (DEPTH) do efeito. Mas esse controle difere de alguns existentes no mercado que usam uma modificação simples, substituindo um resistor fixo interno por um potenciômetro. Tal modificação acaba alterando a simetria da onda causando, na minha opinião, um efeito estranho e indesejável no som. Tive de alterar o LFO de modo a conseguir um controle de profundidade mais preciso, que atuasse apenas no nível de modulação do efeito. Além disso há um trimpot interno para ajuste do nível de saída (volume) do pedal.
5) Pelo que pude observar do som e até mesmo da placa do Overdrive 808 Boosted, ele é um pedal decididamente muito parecido com o TS808. Entretanto, ele tem uma chave extra chamada BOOSTED. Qual a ação dessa chave no som? Essa chave atua na clipagem do pedal, fazendo-o ficar assimétrico?
Sem meias palavras, ele é um 808 modificado! Foi o primeiro pedal que montei, assim como praticamente todos os novos "pedal makers", e gostei muito, mas decidi colocar a chave pois queria um nível maior de drive, porém sem alterar muito as características do pedal. No final acabei alterando de qualquer jeito. A clipagem é sempre assimétrica, a chave atua no nível de drive que o pedal consegue alcançar e também acrescenta um pouco mais de graves.
6) Logo que fiz a primeira visita no site da GF Pedals, o primeiro pedal que me chamou a atenção foi o Analog Delay 2, não só por ser um delay analógico duplo, e com controle de tonalidade, que é um recurso que gosto muito em delays, mas especialmente por ele ter um tempo-delay tão longo para um analógico, chegando a 1400ms. Conte um pouco sobre esse projeto, como começou a idéia de construir um delay analógico com um tempo-delay maior que o usual, e porque a construção de um delay duplo.
Primeiramente, a expressão "delay duplo" pode gerar uma certa confusão. Ele tem duas seleções de tempo de delay que podem ser intercambiadas ao se acionar o segundo footswitch (TIME SELECT). Significa que você pode regular um delay longo no knob 'TIME 1', outro curto no knob 'TIME 2' e trocar entre os dois, um de cada vez, não os dois ao mesmo tempo. Algumas pessoas já me perguntaram a respeito disso, portanto acho válida a explanação.
A vontade de montar esse delay me surgiu há uns 4 anos, depois de montar o DM-2 da Boss. Sempre me fascinei com delays e na época fiquei maravilhado com o som do pedal, mas queria um com intervalo maior. Só pude colocar em prática recentemente e eis o resultado. De longe é o pedal que mais tenho orgulho. Quando comecei a pesquisar vi muitos experts no assunto dizendo que seria inviável por conta disso ou daquilo, mas não dei bola. Passei um ano fazendo testes e melhorias e hj acredito que consegui chegar num som muito bom. Foi um processo totalmente "braçal", pois percebi há um tempo que o melhor é fazer o teste antes de concluir qualquer coisa.
A idéia de adicionar dois controles de tempo veio depois de ver o 'Two-Timer' da BBE, e o controle de tonalidade depois de ver o 'Analog Delay' da Retro-Sonic. Tentei incorporar alguns diferenciais que eram palpáveis para mim naquele momento, mas minha intenção no futuro é fazer um delay com Tap-Tempo. Ainda não o fiz pois vou precisar aprender programação para isso.
7) Por fim, Bruno, quais os projetos da GF Pedals para 2012 e que novos pedais irão aparecer no portfólio da empresa.
Ainda estou engatinhando, encontrando muitas dificuldades com relação a fornecedores de peças e serviços, e também com importação, mas minha intenção é abrir minha loja virtual muito em breve. Acabei de encomendar embalagens personalizadas e encaminhar o registro da marca.
Com relação a novos modelos, o próximo será um tremolo óptico, que já teve os primeiros testes realizados com resultados muito promissores. Falta apenas montar um protótipo final dele. Após o tremolo é provável que venha um chorus e também um Auto-Wah, não sei ao certo qual virá primeiro.
Acho que é isso! Agradeço imensamente o interesse e a oportunidade de poder falar um pouco sobre meu trabalho.
Muito obrigado.
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