SE EU SABERIA QUE PEDAIS EU TERIA HOJE? – PARTE 2.1

3 de nov. de 2009 |

Antes de mais nada, preciso dizer que não tenho obsessão alguma com relação ao efeito de flanger... hehehe... na verdade, eu já tinha agendado outro post para o dia de hoje... entretanto, entre o período que escreví o post anterior e o dia em que ele foi publicado, me dei conta de algumas coisas que me pareceram interessantes dividir com os amigos...

... no texto anterior eu trouxe alguns conceitos sobre o tipo de timbre que procurava ter com o flanger, a saber "um timbre de flanger que abarque o que ouço na minha cabeça, provavelmente, no momento, eu teria de optar por um chorus, pois com esse efeito sei exatamente o que fazer e quando fazer, especialmente nas minhas composições… contudo, a idéia sempre foi e será o de usar um flanger (no momento, tenho um BOSS BF-2) como se fosse um chorus, mas com aquela camada extra de flanger, que resultaria em algo que transcenderia o chorus"... em síntese, e o mais importante, "um chorus com aquela camada extra de flanger"...

... falando dos meus testes com o BF-2, em determinado momento sentenciei que "é um ótimo flanger, mas que dessa vez ficou refém do conceito "chorus-com-camada-extra-de-flanger"... com ele consigo ou uma coisa ou outra, mas não essas duas camadas que eu quero, sem falar que para algumas coisas, especialmente com distorção, o chorus se comporta melhor que o flanger"...

... e era justamente isso que me pegava refletindo: mas como é que eu não conseguia pelo menos essa camada modulada que o chorus dá?...

... eu não lembro exatamente qual foi a circunstância em que me dei conta do porque... acho até que foi antes de dormir, quando eu estava ouvindo um CD... mas o fato é que a resposta estava justamente numa preferência que eu tenho quanto ao uso do flanger, o que me limitou na hora de testá-lo, que é o lugar dele na cadeia sinal, em especial, se estaria antes ou depois dos pedais de saturação...

... sempre preferí usar o flanger antes das distorções... lembram do chorus com a camada extra de flanger? Pois é, com o flanger antes das distorções, eu sempre consigo essa camada extra de flanger, razão pela qual, nos meus testes, estava procurando um jeito de conseguir a outra parte, o chorus, ou algo parecido com ele... e o resultado todos já sabem, não foi exitoso...

... agora, quando me dei conta da razão pela qual não conseguia um som como o de um chorus com o flanger, na hora lembrei-me dos meus testes com o chorus, em que nunca conseguia essa modulação mais presente quando ele estava colocado antes das saturações...

... e uma coisa que talvez eu não tenha deixado muito claro é que toda essa busca envolve tão somente o uso das modulações com o timbre sujo... com o timbre limpo não há problema algum... portanto, não sei se todos entendem o que quero dizer quando falo em timbre de chorus com distorção, nessa modulada que o chorus dá ao timbre quando colocado depois da saturação, mas espero que sim... hehehe

... então, tendo em vista esse elemento novo, da posição do flanger, já que não tinha feito teste algum com ele depois da distorção, fui fazer um novo teste, que começou bastante promissor... lembram da "modulada de chorus, usando o flanger"? Pois é, estava lá, e na primeira nota... de fato o problema era tão somente a posição do flanger na cadeia de sinal...

... passada essa etapa, fui procurar a outra parte, a "camada extra de flanger", o que, em tese, parecia ser a parte mais fácil... mas não foi... a modulação do tipo "chorus" sempre estava lá... a dificuldade estava em achar um ponto onde o flanger não soasse extremo demais, estivesse no timbre como uma pequena "névoa", como um ar diferente, se é que consigo me fazer claro? Infelizmente, com o BF-2 não consegui achar esse equilíbrio... quando achava o ponto certo do flanger, muitas vezes perdia um pouco de definição dos riff's, pois o flanger não ficava na sombra do timbre, mas sim à frente dele, como é normal quando se usa esse ou qualquer efeito depois da saturação...

... ainda que o novo teste, que trouxe uma nova esperança pra mim, devo confessar, não tenha dado certo, a intenção desse adendo ao post anterior é o de reforçar algo que mesmo pra mim, um cara com certa experiência, foi esquecido: como os pedais podem soar diferentes quando colocados antes ou depois dos pedais de saturação... e eu fiz questão de escrever sobre isso, contando algo que aconteceu comigo, porque muita gente costuma se preocupar muito sobre onde colocar cada efeito... e não tem regra, meus amigos... eu gosto de wah antes das distorções... muitos amigos meus gostam de colocá-lo depois... eu gosto de flanger e phaser antes... muita gente prefere depois... assim como gosto de chorus e delay depois, e tem muita gente que gosta de colocar antes, especialmente quando usa a saturação vinda do pré de um amp.... enfim, não tem regra... acreditem bastante naquilo que vocês costumam ouvir na cabeça de vocês... e na hora de procurar por isso, testem tudo de todo o jeito, essa é a melhor dica que posso dar... ;]

Abraços!

2 comentários

Roberto Ritter

Caro Milton,

A sua última frase clareou muita coisa. No meu set de modulações eu tenho um BF2, um DD3 e um Angel Chorus da Landscape.

"Brincando" em casa, reparei que pelo menos o Delay deveria vir antes das distorções, assim como o BF2 logo DEPOIS do delay. Isso porque, para mim, parece que esses efeitos BRILHAM mais se estiverem trabalhando o sinal ainda limpo. Acho que seria muito interessante fazer um artigo sobre essa ordem de pedais, assim como todos os que você escreve com tal maestria. Um grande abraço

Milton Morales

Roberto, antes de mais nada, obrigado pelo elogio... ;]

... então, como afirmei neste texto, eu realmente acho que o importante é que as pessoas façam como fizeste, ou seja, testar o lugar dos pedais da forma como melhor soar aos teus ouvidos... entretanto, o "como melhor soar aos teus ouvidos" é algo subjetivo para cada um, razão pela qual costumo evitar escrever sobre a cadeia de sinal, salvo da forma que estou fazendo, que é ponderar as minhas preferências...

... mas, Roberto, de repente eu tente fazer algo, até mesmo um podcast mostrando como cada efeito se comporta antes e depois das distorções... vou pensar na viabilidade disso... ;]

Abraços e obrigado pela sugestão... ;]

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página