SE EU SABERIA QUE PEDAIS EU TERIA HOJE? – PARTE 4

3 de abr. de 2010 |

Breves considerações…

Antes de mais nada, meus amigos, peço desculpas pelo vácuo entre a última e esta postagem… contudo, desde o início do ano algumas coisas mudaram drasticamente na minha rotina e tem sido cada vez mais difícil reorganizar meu tempo… ainda assim, como as coisas se estabilizaram nas duas últimas semanas, agora poderei retomar os textos no blog com a freqüência dos últimos meses (falo dos últimos meses de postagens… hehehe)…

… portanto, sem mais delongas, vamos ao que interessa…  ;]

Adiante com os pedais…

Dando sequência, e como faz tempo que não escrevo sobre o tal “pedalboard idealizado”, parece-me pertinente lembrá-los quais pedais já foram abordados, quais sejam, o Dirty Little Secret, da Catalinbread, o Stereo Electric Mistress, da EHX, e o Bad Horsie 2, da Morley… aliás, quando escreví sobre este último, informei que a partir de então escreveria sobre os pedais dentro de uma ordem, indo do início ao fim da cadeia… portanto, hoje escreverei sobre o pedal que virá após o wah…

… e é justamente esse o problema: qual pedal virá depois do wah? É um problema pra mim, e apenas por uma razão: será que pretendo mesmo usar compressor?…

… eu não sou um fã de compressores… nunca os usei, mas desde que comecei a usar a GT-8, tenho usado mais nos timbres limpos e crunchados, e, especialmente, nos timbres de blues… e como essa linha de timbres é importante pro meu som, sem falar que estou falando apenas de um “pedalboard idealizado”, vou considerar o compressor como uma das opções, embora será, provavelmente, uma das últimas aquisições…

… agora, pra quem nunca foi muito afeito à compressores, qual seria a minha opção? Sinceramente, foi por causa do vídeo abaixo que comecei a olhar com outros olhos para os compressores, especialmente por causa de um pedal:

… acaso o efeito que esse vídeo me causou não tenha sido o mesmo em vocês, adianto que o compressor que mudou um pouco a minha percepção, ou quem sabe até o meu preconceito, foi o Vintage Dyna Comp…

… nesse vídeo me chamou a atenção como o Vintage Dyna vintagedynacomp Comp, diferentemente dos outros compressores, trabalhou de forma mais transparente, sem tirar nem o brilho nem o corpo do timbre… a maioria dos compressores parece tirar uma coisa ou outra: ou destaca o brilho, tirando corpo, ou destaca o corpo, perdendo brilho… decididamente esse não é o tipo de coisa que, pelo menos eu, procuraria num compressor, razão pela qual o Vintage Dyna Comp me agrada tanto…

… meses depois de assistir esse vídeo, tive a oportunidade tocar com o dito cujo, que até ser relançado pela MXR era coisa rara, uma mosca branca… e ao vivo tive a confirmação daquelas impressões que tinha tirado ao ver o vídeo, especialmente a questão da transparência, que sempre foi algo que me incomodou na versão block logo do Dyna Comp, que é um compressor muito bom, mas que atua um pouco no timbre…

… agora, como ponderei, antes do relançamento pela MXR, achar um Vintage Dyna Comp tinha quase a mesma probabilidade de se achar uma mosca branca, sem falar que ao achar, e achar alguém que o vendesse, era preciso abrir bastante o bolso… mas isso para os mais puristas, pois existe uma opção no mercado, não barata, mas pelo menos mais fácil de se achar…

 keeleycompressor … na mesma oportunidade em que testei o Vintage Dyna Comp, tive a oportunidade de testar o antigo Keeley Compressor (o da foto ao lado)… não por acaso, ele tem 2 pots, assim como o Vintage Dyna Comp… e não por acaso o meu amigo, que tem esses pedais, me disse “testa esse aqui também”… aliás, nada é por acaso… hehehe

… mas, então, como se tratava de um compressor famoso, visto em larga escala no pedalboard de grandes guitarristas, resolví testar… e não precisei de mais que 30s para entender porque o meu amigo insistia tanto que eu o testasse: ele e o Vintage Dyna Comp são muito, mas muito parecidos… aos meus ouvidos, achei que, em alguns casos, o Keeley Compressor dava menos corpo, mas só em alguns casos muito específicos, em regulagens muito específicas… e talvez se eu não fosse tão chato e detalhista, pudesse escrever que são realmente iguais, que é um consenso geral, pelo que já pude apurar em reviews na internet…

… entretanto, como coloquei, o da foto de cima é o “velho” comp4_lg Keeley Compressor… o atual é esse da foto do lado, com a inclusão de 2 novos pots, que verdade têm a mesma função de 2 TRIMPOTs que a antiga versão trazia consigo… portanto, segundo consta, seja a versão velha ou a versão nova, o fato é que ambos possuem o mesmo timbre, ou atuam da mesma forma no timbre… reitero, segundo consta… hehehe

… depois dessas experiências, ainda tive mais uma muito interessante… não me recordo se já escreví sobre o assunto, mas certamente escreverei em breve (na pior das hipóteses quando for escrever a parte 6 dessa série), eu tenho 2 pedais que foram modificados usando os kits feitos pelo Monte Allums… ambos pedais, um BOSS MT-2 e um BOSS SD-1, ficaram sensacionais, sensacionais mesmo… portanto, sempre que tenho a oportunidade de testar algum pedal modificado pelos kits dele, aproveito na hora…

cs3  … um dos MODs mais famosos do Monte, segundo o próprio, é um feito para o BOSS CS-3, chamado OPTO MOD (que já possui uma versão OPTO PLUS MOD)… um conhecido, bluseiro de carteirinha, fez essa MOD no CS-3 dele… certa vez, fizemos um evento juntos e, depois da passagem de som da banda dele, dei um confere no pedal modificado… sinceramente: eu sempre achei o CS-3 um compressor muito honesto, melhor do que a grande maioria acha, mas depois da MOD a transformação é incrível… o pedal fica super transparente, atuando equilibradamente no corpo e no brilho do som… além disso, ele tem uma vantagem muito interessante, que é o controle de TONE, algo que os outros dois pedais não têm… com esse controle é possível escolher onde a compressão atuará melhor, ou seja, eu gosto de compressores transparentes, mas isso não significa que todos prefiram eles dessa forma… portanto, com o controle de TONE o CS-3 OPTO MOD agrada todos os gostos… hehehe

… bom, como ficou claro, e como provavelmente não acontecerá mais nessa série, o fato d’eu não ser um amante de compressores me faz ter mais de uma opção… qualquer uma delas me deixaria plenamente satisfeito… o meu lado romântico-purista provavelmente prefere o Vintage Dyna Comp… o meu lado prático-funcional provavelmente prefere o Keeley Compressor… já o meu lado custo-benefício certamente prefere o CS-3 OPTO MOD… enfim, realmente há uma certa indiferença da minha parte, mas apenas entre essas 3 opções… qualquer outra está fora de cogitação, até o momento… hehehe

… e como não poderia ser diferente, segue abaixo alguns vídeos desses ótimo compressores… qual o seu preferido?  ;]

Abraços e até a próxima…

7 comentários

Unknown

Olá Milton

Verifiquei que os caras da Dodo Audrin possuem o RK Compressor 2 knobs pra vender. Também, foi só lá que encontrei. http://www.dodoaudrin.com.br/loja/ds_product_info.php?products_id=313&lau_custid=fbe4akets4m4ercrndo7mb73b0

Parabéns pelo Blog, procuro acompanhar sempre.

1 abraço

Jairo Conceição

Milton Morales

Jairo, obrigado pelo elogio...

... e, em tempo, não sabia que o Keeley Compressor estava tão salgado... pelo visto o reissue do Vintage Dyna Comp pode ser uma boa... hehehe

Abraços!

Bodão Hubner

Muito foda Milton!!

Estou na pegada de pegar um Comp novo, e estou bem decidido a pegar um Dynacomp!!!

Tenho um Groovin CS-300, que vou tentar fazer a Mod do Keeley para deixar de backup ou colocar no board 2...

Abraços


Bodão Hubner

Gladys de Paula Craveiro

Boa Miltones. Bem legais os vídeos e texto. Compressores realmente são pedais difíceis, é preciso ter um pouco de consciência do uso prático, ou é melhor nem tê-los no set.
Dos testes em vídeo, o Dyna, (que de contra tem a falta do led que me complicaria ao vivo) e o Keeley compressor de 4 knobs me agradam bastante. Mas o meu Marshall compressor ED-1 é um ótimo compressor tb e não deve. O vídeo do Boss com o a mod do mont alluns não curti muito não.
Depois de testar o meu ED-1 marshall no amp valvulado, ele mostrou do q é capaz, atuou muitíssimo mais do que no velho amp SS.
[ ]s
Lelo

Milton Morales

Pois é, Lelo, os vídeo do CS-3 não são muito fiéis ao pedal, mas foi o melhor que pude achar... hehehe... de qualquer forma, o pedal é muito bom com essa MOD... hehehe

... quanto ao ED-1, boa lembrança... eu não falei dele pq minha experiência mais recente com ele deve remontar há 3 ou 4 anos... hehehe... então, só parando para testar...

... mas é um bom compressor sim... e nem falo só por mim, pois ele é usado por alguns dos bons nomes do blues aqui do Sul... ;]

Abraços!

Anônimo

Olá Milton
Obrigado pela postagem desse artigo, muito legal!
Tenho um compressor Boss cs-3 desde
1993 e após tanto tempo cheguei numa regulagem que me agrada. Agora
que vi e ouvi o boss cs-3 com a modificação do monte allums fiquei
interessado no kit dos caras.
Só uma dúvida: esse kit vem com os
componentes e você mesmo modifica?
Vem com manual de instruções?

Mais uma vez obrigado por postar
tantos artigos interessantes!

Abç

Marcelo.

Milton Morales

Marcelo, obrigado pelos comentários... ;]

... então, esse kit do Monte Allums vem sim com todos os componentes e com as instruções para fazer a modificação... para fazer, só é preciso alguma prática com ferro de solda... é bem tranquílo mesmo, sem falar que esse MOD vale apena... ;]

Abraços!

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página