DICA DA SEMANA

9 de abr. de 2012 |

Algumas marcas gozam de grande prestígio comigo… e por conta disso, cada novo lançamento me causa interesse pelos motivos mais diversos… a BOSS, por exemplo, me causa interesse pela história que tenho usando a marca há quase 20 anos… meu primeiro pedal foi um BOSS, assim como o último que comprei, na semana passada… a MXR, por outro lado, me causa interesse pelo fato de possuir, na minha opinião, a linha mais homogênea de efeitos… a EHX, como já comentei outras vezes, me causa interesse pela inventividade, por fugir do senso comum… e assim, pelos motivos mais diversos, outras marcas provocam meu interesse…

… a Catalinbread é, provavelmente, a última marca que entrou nessa categoria… desde que conheci o Dirty Little Secret, que reputo como um drive "estilo Marshall” maravilhoso, comecei a olhar com outros olhos para tudo que fosse lançado, ainda mais porque a marca se dedica basicamente na fabricação de drives e fuzzs, sempre com um tempero diferente do usual…

ledzephiwatt9-70_1… a bola da vez se chama RAH… sabe o que significa essa sigla? Royal Albert Hall… e o porque desse nome? Simples (ou nem tanto): a intenção desse pedal é trazer os timbres do Jimmy Page no clássico show do Led Zeppelin, no Royal Albert Hall, em Londres…

… segundo pesquisa rápida, parece que há uma curiosidade sobre o equipamento usando pelo Jimmy Page, e que peço que os fãs da banda me confirmem ou não: ao invés de Marshall, nesse show o Page usou um Hiwatt modificado para ter mais ganho, ou seja, o timbre que o RAH procura captar é muito específico, mas excepcional, pelo que vocês poderão ver nos vídeos abaixo…

… pelos vídeos que ví, a similaridade dos timbres do show com os tirados com o pedal impressiona, e muito… mais do que isso, são timbres muito ricos em dinâmica, com uma faixa de médio-agudos e agudos que me agrada muito… sinceramente, dos pedais que conheci em 2012, esse é, provavelmente, o que mais me empolgou, e isso que não sou fã incondicional de Led… imagino como não ficarão os fãs depois de verem os vídeos abaixo…

… aliás, sobre os vídeos, os 3 primeiros são focados em mostrar o pedal timbrado para músicas do Led Zeppelin, e por isso recomendo atenção especial neles, pois as semelhanças são impressionantes… já os 3 últimos mostram o pedal com outras abordagens, nada semelhantes ao som do Led…

… no mais, amigos, reforço o convite para que sigam a Toca no Twitter (twitter.com/TocaDosEfeitos), curtam nossa página no Facebook (http://www.facebook.com/tocadosefeitos) e participem do nosso grupo no Facebook, que cada vez mais tem tido discussões muito interessantes (http://www.facebook.com/groups/295567583788059)…

… de resto, era isso… e se liguem no post de quinta-feira, que trará uma entrevista muito interessante… ;]

Abraços…

2 comentários

Marcos "Lelo" Craveiro

Olha, vejo coisas muito legais mesmo nesse pedal, mas não concordo por onde se basearam para nomear o pedal, que acho mais da sonoridade do Led 3 ou no caso, de algumas gravações de estúdio do que do show do R.A.H., que tem mais a cara do Tonebender que ele usava atiçando o amp.
Mas nem deve ser fácil nomear um pedal de um cara q usou/usa mais de um tipo de amp mesmo... Colocando minha chatice à parte (rs) achei sensacional mesmo assim, teria uma baita curiosidade de experimentar um. Fora da sonoridade Zepp, os outros vídeos me mostraram um pedal muito bacana, com várias possibilidades. Eu tb tenho um baita respeito pela catalinbread, já ouvi muita coisa excelente deles, incluindo aí um pedal que eles remetem também a um hiwatt, mas inspirado na sonoridade do The Who no Live at Leeds (meu primeiro álbum comprado na vida) que achei muito bom (este sim com MUITA cara de Hiwatt).

Boa dica da semana, ainda mais pra um fã de Led como eu ehehe

[ ]s

Marcos

Milton Morales

De Paula, juro que achei que serias o primeiro a comentar... hehehe... sabia que tinhas as respostas certas para a dúvida acerca dos equipos usados pelo Page nesse show...

... dito isso, tô contigo: especialmente pelos vídeos que não mostram o pedal em músicas do Led, é que fiquei MUITO interessado nele... que belo canivete suiço, pelo menos no meu set... ;]

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página