BOSS BD-2

25 de set. de 2012 |

É, amigos, demorou, mas enfim cá está um novo review da Toca dos Efeitos… melhor ainda que até o final do ano eles virão numa grande enxurrada, ou seja, fiquem ligados… ;]

… mas, então, porque retomar os reviews logo com o BD-2? Porque é um pedal muitíssimo subestimado e por isso sempre tive muita vontade de fazer um review dele… na verdade, hoje em dia já vê-se em diversas redes e fóruns da internet algumas opiniões um pouco mais interessadas sobre o BD-2, mas quão interessadas? Será que a ponto de colocá-lo no patamar de alguns pedais de celere idolatria? Não havendo resposta objetiva para esta pergunta, vamos ver em que patamar este autor o posicionaria…  ;]

BD-2… o BD-2 é, na minha opinião, o melhor overdrive da BOSS… significa que ele é superior ao SD-1 ou ao OD-3? Meu amigo Diogo Felipe, que escreveu um excelente review sobre o OD-3, aqui na Toca dos Efeitos (leia-o clicando aqui), diria que não, claro, mas para o tipo de som que gosto de tirar de um drive, especialmente usando strato e o single-coil do braço, eu o considero sim o melhor overdrive da BOSS… mas não somente nesse caso… em outros também, que no curso do review ficarão mais claros…

… antes de mais nada, acho razoável situar que categoria de drive compreende o BD-2, para separar “o joio do trigo”, e não acabar comparando ele com outro pedal que nada tem a ver em termos de timbre…

… na minha opinião, e apenas na minha opinião, claro, existem drives e drives (dã!)… mas se eu fosse categorizá-los de uma forma bem rasa, diria que existem aqueles com maior presença de médios, que são os “parentes” dos Tube Screamers; e aqueles “ditos” transparentes, que preservam mais o timbre da guitarra, trazendo ao som elementos diferentes dos médios trazidos pelos TS-like, como brilho e presença de faixas altas de freqüências, especialmente agudos… o BD-2 se enquadra nesta última categoria, o que significa que se você deseja um drive “na linha de um Tube Screamer”, deve desconsiderar o BD-2 como opção… na verdade, a opção da BOSS para esse tipo de drive é o SD-1…

… e com o BD-2 enquadrado, vamos falar especificamente sobre ele…

… o BD-2 é, de fato, um pedal bastante transparente… isso significa que com ele acionado o timbre gerado não irá colorir profundamente o timbre vindo da guitarra e que em certas regulagens é possível ouvir o mesmo timbre que se ouve da guitarra com o pedal desligado, salvo pela adição de um pouco de compressão… portanto, se você deseja dar apenas uma leve crunchada no timbre, por exemplo, sem modificar o som que vem da guitarra, a melhor opção é um pedal transparente, e dos mais conhecidos no mercado entendo que o BD-2 é dos que soa mais bacana com essa característica…

… quando se pega na mão um pedal que se chama Blues Driver, naturalmente pensa-se que ele só sirva ou, no mínimo, foi desenvolvido para ser usado em sonoridades bluesy… essa não é uma conclusão errada, mas talvez não abranja tudo que é possível fazer com esse pedal… de qualquer, para blues esse pedal oferece tantas possibilidades low gain, enriquecendo bases e riffs, quanto compressão e sustain maravilhosos, com mais ganho, que decididamente tenho de considerá-lo um dos melhores pedais para o gênero… claro que o pedal mais famoso/utilizado no blues é o Tube Screamer, mas é exatamente de pedais como o BD-2 que vêem o tipo de timbre de blues que eu mais gosto… os samples e o vídeo abaixo deixarão mais claro que tipo de timbre me refiro, mas o fato é que sempre que quis uma variável diferente para atender os mais diversos timbres que procurava, o BD-2 sempre me deu o que queria, e com grande qualidade… portanto, não é só no nome, mas também no som o pedal é uma grande pedida pra quem toca blues…

… o que não é o meu caso, e, portanto, a minha grande curiosidade era saber o que eu poderia tirar do pedal com humbuckers de alto ganho, quiça usando-o como booster de um preamp high gain… e é justamente aqui que o pedal surpreende…

BD2_apart_2… a primeira coisa que salta aos ouvidos é o fato de que ele têm muito mais ganho que o esperado… pera lá, não estou dizendo que ele vira um pedal pra metal, não é isso, mas a saída dele, com o ganho no máximo, te permite tocar muito mais coisa de rock que a média dos drives do mercado… aliás, uma coisa que já ví muita gente reclamar, mas que eu achei uma assinatura muito legal do pedal, é que com o ganho no talo ele gera uma saturação um pouco fuzzy… não, o pedal não soa como um fuzz, mas satura de uma maneira um pouco diferente do usual, e por isso, logo que liguei ele na minha Les Paul, saí tocando Led Zeppelin… nem quero dizer com isso que ele é o melhor pedal para tocar Led, mas logo que toquei com ele setado com o ganho no máximo, essa foi a primeira referência que me veio à cabeça, com um resultado muito bom, mas muito bom mesmo…

… como o BD-2 é transparente e preserva muito bem os graves vindos da guitarra, usá-lo com o drive pela metade te permite tocar quase tudo de classic rock… de coisas mais contemporâneas, para não parecer que sou muito velho, uma banda que toquei muito enquanto explorava o pedal com a Les Paul foi Foo Fighters… aliás, esse é um pedal que caiu como uma luva para os sons dessa banda, inclusive porque o canal do Mesa que eles usam soa encorpado e presente, com riqueza de freqüências altas (especialmente agudos)…

… aliás, esse é, provavelmente, o ponto que costuma causar maior ojeriza em quem lê sobre o BD-2… se eu rotular o Tube Screamer como um pedal rico em médios, poucos irão se incomodar em ler isso… mas se lerem que o BD-2 é rico em agudos, provavelmente começarão a ter “contrações estomacais” no mesmo instante… hehehe

… a verdade é que o BD-2 é sim um pedal rico em agudos… ué, mas tu não disse que ele era transparente e que preservava o timbre da guitarra? Sim, disse e reafirmo isso, o BD-2 é um pedal transparente… mas ele tem um controle de TONE, que tem de servir para fazer alguma coisa no timbre, não é verdade?…

… mesmo fechando completamente o TONE do BD-2, não teremos um timbre fechado demais nem opaco… o TONE, entre a posição “zero” e às 12hs, mais ou menos, serve mais para tirar pontas de agudos que o próprio timbre da guitarra tem, mas que não são desejados, e que com a compressão natural do pedal ficam mais evidentes… entretanto, fazendo uso do TONE depois da posição às 12hs, é injetado no timbre agudos relativamente altos, mas não insuportáveis, pelo menos não na minha opinião, que lembram muito a ação do controle de PRESENCE de muitos amplificadores do mercado… com esses agudos, por exemplo, tive mais destaque de agudos quando usava o captador do braço da strato (que por si só gera um timbre mais fechado, e os agudos do BD-2 equilibram para o timbre não ficar sem presença); com esses agudos, em ajustes que preservam o timbre da guitarra, apenas dando mais compressão ao timbre, pude destacar melhor o som das primas, para ter solos mais presentes e agudos com mais sustain; com humbuckers consegui dedilhados definidos, mesmo com regulagens de ganho considerável; mas, pelo menos pra mim, o mais interessante foi ver que, de certa forma, com esses agudos é possível ter um “tipo de treble booster”…

… usar o BD-2 como booster foi a última coisa que fiz, e provavelmente a mais prazerosa, também por ter sido a mais surpreendente… pensando na dinâmica de um booster, muitas vezes podemos usá-lo para compensar algo que falta no timbre principal… se faltam agudos, o BD-2 é a melhor opção que já usei… primeiro porque ele preserva mais do timbre da guitarra, diferentemente de um Tube Screamer, que inclusive “come” graves do teu som (odeio isso nos TS); segundo, porque a ação dos agudos do BD-2 dá uma definição incrível ao timbre, uma presença sensacional (no sentido de abrir o som), compressão na medida e um sustain fora de série… quem não gosta de um timbre cheio, provavelmente não vai gostar do BD-2 como booster, mas quem gosta, é provável que se surpreenda tanto quanto eu…

… bom, acho que escreví demais, como sempre, e mesmo assim, depois de reler algumas vezes o texto, parece que não cheguei nem perto de descrever adequadamente o BD-2… e é justamente nesses casos que o melhor mesmo é mostrá-lo em ação para que cada um tire suas próprias conclusões…

… fico feliz, devo admitir, de poder oferecer um material multimídia muito mais qualificado que qualquer outro que já tenha postado anteriormente… os samples, bem como o vídeo, foram gravados adequadamente, com microfonação de amp. e tudo mais que ajudasse para mostrar adequadamente o timbre do pedal…

… inicialmente, 3 samples que mostram o BD-2 em situações distintas: o primeiro sample mostra o BD-2 naquilo que é o seu DNA: um timbre bluesy, strato e captador do braço… o segundo mostra o BD-2 um pouco mais rocker, com strato e captador da ponte (single-coil)… já o terceiro mostra o BD-2 como um booster higain, e nesse sample foi usada uma Les Paul… importante ressaltar que em todos os samples primeiro toco com o pedal desligado, e depois o aciono, com o intuito de mostrar a efetiva ação do BD-2 no timbre…

BOSS BD-2 - Sample 1 by Milton Morales

BOSS BD-2 - Sample 2 by Milton Morales

BOSS BD-2 - Sample 3 (as a booster) by Milton Morales

… por fim, gravei um vídeo, dessa vez captado com a microfonação do amp., e não a partir da captação direta feita pela câmera… neste dia, infelizmente, a minha guitarra estava com sérios problemas de aterramento, que foram até mais sentidos num outro vídeo gravado para o review de outro pedal… seja como for, peço que desconsiderem os ruídos que aparecem no vídeo, pois o BD-2 não é ruidoso como o vídeo leva a crer que seja… outro fator que peço que dêem algum desconto é que o timbre do amplificador ficou mais agudo que o esperado, ou seja, o timbre do BD-2 é agudo, mas não tanto quanto o timbre ouvido no vídeo pode levar a crer…

… de resto, meus amigos, agradeço pelo apoio dado, sempre lembrando que a Toca dos Efeitos tem Twitter e página e grupo de discussões no Facebook… sigam a Toca no Twitter e curtam a página do Facebook, porque isso nos fortalece bastante para poder conseguir mais apoiadores e, consequentemente, mais promoções para os amigos… logo, não esqueçam, é só seguir e curtir… hehehe

… e, claro, não deixem de comentar o que acharam do review e do BD-2… é sempre bacana saber a opinião do pessoal sobre o trabalho que vamos desenvolvendo por aqui… ;]

Abraços e até a próxima… ;]

12 comentários

Pedro

Muito bom o review, Milton!

Tenho um BD-2 no pedalboard e destaco a importância dos agudos e da transparência dele no meu som.

Algums vezes o ligo junto ao Bad Monkey (TS -like) e fica mto bom também.

Abraços

Milton Morales

Valeu, Pedro... legal que tenhas gostado do review... ;]

Albérico

Muito bacana, aguçou minha curiosidade para também explora-lo como booster.
Estou usando o meu com o volume 11hs tone 9hs e gain as 11:30hs. Essa foi a maneira de de deixa-lo mais transparente que encontrei com minha strato.

Milton Morales

Albérico, legal que tenhas gostado do review... e teste mesmo ele como booster... eu gostei muito... honestamente, me surpreendi... ;]

Pedro

Milton, o último sample mais high gain foi gravado com qual configuração de volume/tone/drive? Abraços

Milton Morales

Pedro, confesso que não me lembro exatamente qual foi a regulagem que usei, pois gravei esses 3 samples com outra finalidade e acabei usando-os no review...

... mas se bem me conheço, devo ter usado o BD-2 numa regulagem não muito diferente de TONE às 12hs, DRIVE às 9hs e VOLUME entre 12hs e 3hs...

Abraços!

Anônimo

Excelente review. Raríssimamente se vê um tão bem feito.

Gosto muito do BD-2 e uso um Keeley com Phat mod, mas tambem uso um SD-1 com Silver Mod do Analogman.

No geral, prefiro o BD-2.

Abs

Milton Morales

Amigo, obrigado pelo elogio... fico feliz em saber que o review atendeu as tuas expectativas... ;]

Dan Martini

Excelente review!
To querendo um desse pro set!

Milton Morales

Valeu, Dan... legal que tenhas curtido o review... :)

Unknown

ótimo review, eu estou namorando esse pedal já faz algum tempo, final do mês eu vou pegar ele XD

Anônimo

Parabéns Milton, excelente review
Eu já gostava desse pedal e agora que li esse artigo fiquei ainda mais empolgado em adquirir esse pedal. O interessante é que justamente os agudos que muitas pessoas criticam no blues driver soaram com uma qualidade nesses samples que vc gravou.

Muito obrigado e por favor continue com seus ótimos reviews !
Marcelo - Piracicaba/SP

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página