GF PEDALS Overdrive 808 Boosted

14 de out. de 2012 |

Preciso confessar que não fui eu quem descobriu a GF Pedals... esse mérito, inclusive porque nos proporciou fazer uma promoção que sorteou um pedal da marca, é todo do Augusto Fortes, o dono da Guitar Mind, que é uma grande parceira da Toca dos Efeitos... portanto, meus agradecimentos em todos os sentidos ao Augusto...

... mas por que em todos os sentidos? Por duas razões bastante simples: 1) porque o Augusto fez contato com a GF Pedals com o intuito de fazer uma nova parceria para a Toca, propondo, inclusive, a promoção que sorteou o pedal; e 2) porque por causa dessa iniciativa pude conhecer o Bruno, que é um grande cara, e pude conhecer esse Overdrive 808 Boosted, que apesar de “parecer ter um som óbvio”, por ser baseado num pedal clássico, surpreende... pelo menos me surpreendeu muito, mas muito mesmo...

... a primeira coisa que salta aos olhos é a construção do pedal... ele é muito robusto, com caixa no padrão MXR, potenciômetros firmes, e algo que gosto muito, que é um botão para acionar a função BOOSTED, e não aquelas chaves convencionais... não que eu veja algum problema nas chaves, mas eu realmente acho que o botão deixa o visual muito mais bacana...

DSC00394... abrindo o pedal o que se percebe é uma montagem limpa, seguindo o mesmo padrão de montagem da MXR, utilizando, inclusive, potenciômetros de hastes altas, que é algo raro entre os handmades que conheço... não que esses potenciômetros sejam melhores que outros, apenas ressalto isso porque vejo com bons olhos uma empresa procurar fazer bem feito aquilo que é bem feito por uma empresa consolidada como a MXR... portanto, ponto para a GF Pedals, tanto pela qualidade dos componentes, quanto pela qualidade da construção do Overdrive 808 Boosted...

... superada a parte tátil, vamos à parte que só os ouvidos podem analisar, o som do pedal...

... ao ligá-lo, como sempre faço, coloquei todos os controles às 12hs e logo senti aquela vibe de “TS-like”... mas 2 coisas me chamaram a atenção: 1) o ganho parecia maior que o usual de um TS808; e 2) não senti algo que sempre me incomoda nos Tube Screamers, que é um corte de graves... e isso me incomoda profundamente... ou seja, pra mim, trata-se de um upgrade e tanto…

... como nas primeiras vezes toquei com o pedal usando a minha Les Paul, basicamente explorei o Overdrive 808 Boosted em sonoridades mais vinculadas ao rock, algumas um pouco menos saturadas, e nessas gostei muito de tocar músicas dos Stones, e outras um pouco mais saturadas, e nessas me agradou muito tocar Deep Purple e Audioslave (por alguma razão, aos meus ouvidos, o Overdrive 808 Boosted, com a chave Boosted acionada, e a minha Les Paul, soava bem demais para tocar Cochise e Show me How to Live, por exemplo)...

... alguns testes depois, resolvi testar o pedal com a minha strato, especialmente para ter condições de ouvir o pedal com single-coils, e as primeiras impressões foram de respostas muito similares à de um Tube Screamer: médios proeminentes, boa compressão, ótima definição de notas e sustain para solos, ou seja, se você procura alguma coisa na linha do SRV, você sempre estará bem acompanhado com um Tube Screamer, e por isso também estará bem acompanhado com o Overdrive 808 Boosted... este último com alguns extras... que extras? Vamos à eles...

... antes mesmo de tocar com a criança, quando fiz a entrevista com o Bruno, perguntei à ele algumas referências sobre o pedal, e num primeiro momento o Bruno o definiu como “basicamente um TS808 com uma chave que dá mais ganho” (não foram exatamente essas as palavras, mas foi algo do gênero)... aí, quando liguei o pedal, eu senti ele um pouco diferente de um TS808, como descrevi acima (parecia ter mais ganho, mesmo com a chave Boosted desligada, e não ter o clássico corte de graves), sem falar que o timbre parecia soar um pouco mais “na cara”, menos macio que um TS, e com uma resposta de médio-agudos e agudos um pouco diferente... inclusive, quando levei o pedal para o Vino Ferrari conhecer, oportunidade em que gravamos o primeiro NA CASA DO VINO, ele mesmo definiu o pedal como um “808 com um tempero diferente”, ou seja, ele também sentiu algo diferente... não sei por ele, mas pra mim esse algo diferente era mais interessante...

... depois da entrevista com o Bruno, e de outras conversas com ele, entendi no que o OD808B (a partir de agora vou usar essa sigla, para não ficar escrevendo o nome todo do pedal) era diferente do TS808: a clipagem é diferente, ou seja, enquanto o pedal da Ibanez tem clipagem simétrica, o da GF Pedals tem clipagem assimétrica, e à isso se deve essa diferença sentida por mim e pelo Vino...

... tenho certeza que muitos dirão que essa diferença é pequena, não é muito relevante... já li muita gente opinar nesse sentido, e faço esse comentário justamente porque eu divirjo dessa opinião... pelo menos aos meus ouvidos essa é uma diferença consistente, que normalmente muda justamente aquilo que senti quando comecei a tocar com o pedal, ou seja, um timbre “menos macio” e com uma resposta diferente de freqüências altas, especialmente, muito embora a resposta das freqüências, como um todo, fique diferente da de um TS com clipagem simétrica...

01... o controle de tonalidade é muito responsivo... nesse tocante não há nada nem que desabone o pedal, nem que destaque ele... funciona como um controle de TONE deve funcionar... por outro lado, quando o pedal é usado como booster/tone shaper, o TONE tem uma resposta muito interessante, justamente porque através dele é possível filtrar/tirar freqüências altas ou baixas de médios, ajustando melhor o timbre final do pedal ou amp. que o OD808B estiver empurrando... aliás, nesta função o OD808B é muito superior a qualquer TS que já tenha passado pelos meus pés... mas isso explico melhor quando escrever sobre o pedal na função de booster...

... acerca do timbre do pedal, considerando que é um “TS-like”, o OD808B tem forte presença de médios, como é de se esperar... sei que essa definição é muito vaga, muita gente usa de formas diferentes, mas na minha opinião ele não é um pedal transparente, assim como não o é qualquer Tube Screamer (reitero, na minha opinião, considerando a idéia que faço de um pedal transparente)... o OD808B colore um pouco o som, dando uma cor diferente pro timbre da guitarra... se você procura um pedal que preserve o máximo possível o timbre da sua guitarra, apenas inserindo ou mais compressão, ou até mesmo um leve crunchado, provavelmente o OD808B não seja o pedal que você procura... é muito provável que pra isso o Direct Drive, da Barber, ou o BB Preamp, da Xotic, sejam melhores opções... por outro lado, se você procura tudo isso, mas com uma cor diferente, especialmente pela forte presença de médios que o pedal insere no timbre, certamente o overdrive da GF Pedals é uma das melhores opções...

... o ganho do OD808B, frise-se, sem o Boosted acionado, é muito interessante... no mínimo ele limpa completamente (mesmo na minha Jackson, como EMGs, o sinal não chegou saturado ao amp.), enquanto que no máximo ele oferece um timbre forte, quente e encorpado... vejam bem, quando escrevo “timbre forte”, não estou dizendo que ele é um pedal que flerta com metal ou sonoridades mais pesadas do gênero... não é esse o caso... uma vez que o OD808B sempre terá a sua sombra o TS808, o que quero dizer é que ele tem mais ganho e trabalha melhor com mais ganho que um TS808... se uma outra comparação for necessária, digamos que o ganho do OD808B é similar à de um SD-1, da BOSS...

... ocorre que quanto ao ganho, o OD808B promete ir além, quando traz consigo um plus que é a chave Boosted, que aumenta o nível de ganho do pedal... contudo, antes de analisar essa chave, quero fazer um breve comentário sobre pedais que possuem essa mesma “chave extra” (tenho a pretensa certeza que muitos concordarão comigo)...

... a certa altura, quando os handmades começaram a ficar populares, se não me engano, em meados de 2004, o primeiro pedal que todos fabricavam, até pela popularidade imediata, era o Tube Screamer (fosse o TS808 ou o TS9)... o projeto que quase todos utilizavam era o mesmo, do site Tonepad.com (alguns também faziam o projeto do site Pisotones.com, que era muito popular na época), que já apresentava algumas MODs usadas até hoje, como a chave FAT, ou a chave para selecionar entre clipagem simétrica e assimétrica... e, claro, uma chave para aumento de ganho... quanto à última, todos os TSs que tive ou toquei, sem exceção, não tinham bom funcionamento dessa chave, porque como se não bastasse saturar mais, que no final das contas é o que se procura numa chave dessas, a maioria encorpava demais o timbre do pedal, deixando-o “duro” demais... é claro que o aumento do ganho do pedal naturalmente significa que o timbre ficará mais “encorpado”, mas neste caso essa encorpada era demasiada, deixando o som do pedal pouco fluído e desinteressante...

... dito isso, naturalmente não nutri muitas expectativas quando vi essa chave no OD808B... mas, felizmente, tive uma grata surpresa ao acioná-la pela primeira vez: sim, o aumento de ganho e saturação tinha uma medida muito boa; não, não havia uma mudança brusca no timbre do pedal, dando a clara sensação que a chave apenas adiciona saturação; e o mais importante, não, essa chave não encorpa o pedal da forma como descrevi acima...

... por conta disso, pude explorar essa chave de várias formas... como referido acima, usando a Les Paul, toquei Audioslave sem problema algum... toquei algumas coisas de Foo Fighters também com ótima resposta... com volume de ensaio e show, ou seja, fritando as válvulas, toquei até mesmo Judas Priest (não esqueçam que estamos falando de um overdrive que, na essência, é low gain)...

02... já com a strato e single-coils, a chave Boosted soou muito bem com a captação do meio... considerando que sou cria de humbucker e que costuma achar single-coils da ponte e do meio muito “magros”, usar essa chave com o captador do meio (decididamente não consigo usar single na ponte) fez com que o timbre encorpasse um pouco mais, na medida certa, pro meu gosto, me permitindo realmente usar o captador nessa posição para tocar coisas que normalmente eu não tocaria, como músicas de bandas que chamo de “new-old-rock”, como The Strokes ou Jet (Are You Gonna be My Girl? ficou excelente)... já na posição do braço, que já tem um timbre mais encorpado, eu não costumo gostar de timbres muito saturados, com muito ganho, e aí para bases não me interessou tanto usar o Boosted acionado... entretanto, para solos, ele soou formidável com o single-coil do braço... aliás, toquei muito tempo e muitas vezes alguns blues, usando apenas um compressor nas bases, e ligando o OD808B com o Boosted acionado para os solos... os timbres sempre foram incríveis...

... como booster, o OD808B é um excelente pedal... eu costumo tocar sons mais pesados, de hard rock à metal, e nesses gêneros, fugindo a regra, eu sei, não gosto muito dos Tube Screamers como booster... digo, até gosto, mas a verdade é que o corte de graves gerado pelos TS me incomoda profundamente, justamente porque altera a maneira como eu toco, ou seja, interfere na resposta da minha pegada, portanto, não é só uma questão de querer mais graves no som, mas sim algo mais profundo, que é forma como toco e a resposta que eu tenho no meu som, mesmo que eu não esteja tocando metal, mas sim blues... nesse sentido, o OD808B atua de forma similar aos TS, inserindo médios, “preenchendo” o timbre e colocando o som em destaque na mix da banda (se for o caso), mas sem cortar os graves que normalmente os TS cortam... ou seja, se eu quiser um booster mais voltado para as freqüências médias, não tenho o direito de não considerar o OD808B como opção... muito pelo contrário, já estou abrindo um espaço extra no meu pedalboard, se é que vocês me entendem? Hehehe

... agora, uma das coisas que mais me agradaram nesse pedal foi usá-lo como tone shaper, ou seja, antes de um pedal ou amp., como booster sim, mas usando o controle de TONE para ajustar melhor a faixa de médios que chegaria no pedal ou amp... como é normal, antes de pedais a resposta não é tão evidente quanto antes do pré de um amp. (quando do pré do amp. é que vem o teu drive ou distorção)... antes dos Tubestations 5150 e 2PLUS, eu colocava bastante volume (por volta da posição de 3hs) e pouco drive (normalmente na posição de 9hs)... já o TONE eu setava de maneira a destacar mais médios graves ou agudos, conforme a minha preferência... em ambos pedais a resposta sempre foi muito boa... entretanto, fazendo o mesmo teste, com as mesmas regulagens, no canal orange de um Dual Rectifier, é que fiquei abismado com o resultado... o controle de TONE funcionava como um filtro muito forte/eficiente... parecia até que o EQ do pré vinha do pedal, e não do próprio EQ do amp... fiz o mesmo teste num Peavey Classic 30, e o resultado foi o mesmo... confesso que não lembro de um pedal tão atuante como tone shaper como o OD808B (e gostar ou não da forma como ele atua vai do gosto de cada um)... eu gostei muito... digo mais, fiquei impressionado, especialmente porque pra mim a faixa de médios é o meu calcanhar de Aquiles... eu sempre ouço na minha cabeça uma faixa de médios que nunca encontro (coisa de louco, eu sei), mas com o OD808B pude ficar mais satisfeito fazendo essa busca, e por isso fiquei tão empolgado usando o pedal como booster/tone shaper... é como se eu pudesse, enfim, manipular como eu quero uma faixa de médios que eu gosto e da maneira que quiser... enfim, achei o pedal sensacional por isso...

... no mais, amigos, acho que era mais ou menos isso... evidentemente que abaixo virá a parte multimídia, de samples e vídeo, mas antes quero que vocês leiam a opinião de 2 pessoas que puderam tocar com o pedal... normalmente eu não consigo isso, pessoas que testaram um pedal que não seja de mercado e que possa dar seu parecer sobre ele, mas neste caso temos 1) o Vino Ferrari, que tocou e pôde conhecer o pedal quando gravamos o NA CASA DO VINO; e 2) o Chico Pereira, ganhador do pedal na promoção promovida pela Toca dos Efeitos... portanto, para incrementar o review do OD808B, pedi que eles escrevessem as impressões que tiveram sobre o pedal... segue abaixo o que eles acharam da criança...

 

VINO FERRARI

Buenas?

Algumas semanas atrás tive a oportunidade de tocar pela primeira vez em um pedal da GF Pedals que eu tanto ouvi falar bem. E justamente o Overdrive 808 Boosted, o mais famoso da pequena família GF.

Primeiramente, o pedal é muito bonito. Layout caprichado, knobs casando bem com a proposta visual e o inlay da marca ficou bem legal.

Boa distribuição dos conroles e chaves. Ponto de alimentação por fonte na parte superior do pedal - o que eu acho excelente - diferente do padrão Fulltone e MXR.

A construção pareceu - externamente, pois não vi a parte interna dele - robusta e de qualidade. Knobs sem chiados e switch sem estalos ou dificuldades no acionamento.

A lata possui dois modos, "Modo Normal" e "Modo Boost".

"Modo Normal": Um TS808, mas com alguma diferença na forma do drive, menos perceptível em baixos ganhos e mais na cara aumentando o gain. Lendo no site do fabricante vi que uma das mods feitas no "M Normal" é a mudança da clipagem de simétrica [TS808] para assimétrica [GF Overdrive].

No "M Boost" - facilmente acionável por um pequeno switch na "cara" do pedal - é onde o pedal realmente mostra um diferencial em relação à outros TS Like. Existe um grande aumento no range de gain do pedal e sai de cena o tradicional corte de graves do TS.

Enfim, gostei muito do pedal. Com certeza um dos melhores Ts like que já tive a oportunidade de tocar e de longe uma das melhores relações custo benefício do mercado.

O desempenho, tanto stand alone - o que eu mais gostei, disparadamente, para low gain no "Modo Normal" - tanto booster de gain/frequências médias foi muito acima do esperado.

Ponto negativo: o pedal se mostrou um tanto ruidoso no "M Boost".

 

CHICO MACHADO PEREIRA

Pois entonces, galera... finalmente resgatei meu prêmio no sorteio oferecido por aqui. O Overdrive 808 Booster da GF Pedals chegou em mim por acaso, simplesmente porque ganhei o sorteio por aqui feito LÁAAAAA em julho, fiquei sabendo só mês passado (sim, eu sou um ratão), enfim, acho que vocês acompanharam o lance... O Milton Morales pediu que eu escrevesse um pouco sobre o bichinho e cá estou.

Se fosse definir ele com uma palavra só, seria "transparência". É INCRÍVEL como este pedal atua no som da guitarra e do amp. Todas as nuances do teu som estão lá, apenas com mais ou menos drive e da compressão natural que vem quando o nível de distorção vai aumentando. Mas é certamente o drive mais transparente que eu já peguei em mãos e pude usar em uma gig.

Meu set hoje é o mais prático possível, pois gravo muito e faço shows em locais pequenos. Tenho uma guita Variax 300, uma Jackson Performer e uma Tagima Strato (a primeira com um Seymour Duncan SH-1 na ponte, a segunda com dois DiMarzio VT-1, um na ponte e um no braço); uma pedaleira Line 6 POD XT Live. E só.
A questão é que, especialmente para tocar ao vivo, dependendo do repertório, sentia muita falta de ter uma opção de drive mais transparente, que interferisse menos no timbre-base. O POD oferece algumas boas opções, mas todas interferem bastante neste quesito, modificam a equalização e as relações de volumes entre timbre limpo, drive base e solo ficam um pouco chatas de fazer (acabava tendo que dividir estes timbres em mais de um patch, o que tira um pouco da praticidade).

Antes de ganhar este pedal, estava usando para esta função um Overdrive Hobbert Faiska, que é um bom pedal (ótimo, por sinal), mas funciona melhor como drive principal do que como um pedal pra "empurrar" solos e bases mais encorpadas. Testei também um TS-10 que tenho, mas os Tubescreamers adicionam um "colorido" no som que eu não procurava.

Quando testei o GF nesta configuração, substituindo o Faiska e o Tubescreamer, achei o que faltava: volume, projeção na mix e opção de timbre de drive SEM PRECISAR DESCARACTERIZAR meu timbre original e nem (aí vem o principal) MEU MODO DE TOCAR. Esse é o pulo do gato: o pedal não muda a tua PEGADA.

Falando de coisas bem técnicas, acho que o GF fica na categoria dos pedais "sutis": o tone dele funciona muito bem, mas não traz nenhum ajuste radical - a diferença do grave pro agudo não é abissal. O drive vai do bem leve e blues até um hard rock clássico a là AC/DC e Aerosmith. E, se o objetivo for um pouco mais de volume e ganho do que isso, tem lá o valioso botaozinho de boost, que traz um timbre lindo de Hard rocks mais pegados, como um Whitesnake da vida, ótimo pra solos.

A construção e o acabamento são ótimos. Aliás, o pedal é muito bonito esteticamente. O que só contribui para que o vivente se apaixone ainda mais pelo bichinho.

Pra terminar, queria muito agradecer o Milton pela mão e o esforço pra me entregar o pedal e também a GF Pedals pela oportunidade de ter em mãos equipamento de qualidade como este. Recomendo!

 

Finalizando…

Por fim, vamos à parte multimídia, com os samples e o vídeo feitos com o OD808B…

… o primeiro sample é simples: single-coil do braço e todos os controles do OD808B às 12hs… 

GF PEDALS Overdrive 808 Boosted - Single-Coil Braço - All knobs on 12hs by Milton Morales

… o segundo sample foi gravado com um single-coil do meio… nesse sample procurei crunchar um pouco o timbre, colocando o ganho às 9hs, e deixá-lo com forte presença de freqüencias altas, colocando o TONE às 2hs…

GF PEDALS Overdrive 808 Boosted - Single-Coil Meio - Level 1h Tone2hs Drive9hs by Milton Morales

… o terceiro sample, gravado com um humbucker da ponte, procura mostrar a diferença do OD808B com a chave Boosted desligada e ligada… dessa forma, esse sample sempre tem partes de músicas gravadas 2 vezes, sendo a primeira com a chave desligada, e a segunda com a chave ligada…

GF PEDALS Overdrive 808 Boosted - Humbucker Ponte - Level 1h Tone3hs Drive2hs by Milton Morales

… o quarto e quinto samples mostram o OD808B como booster: o quarto procura mostrar um pouco do pedal como tone shaper… nesse caso, o riff é tocado 3 vezes: 1) pedal desligado; 2) pedal ligado e o TONE na posição de 9hs; e 3) pedal ligado e o TONE na posição de 3hs…

GF PEDALS Overdrive 808 Boosted - Humbucker Ponte - Level 3hs Tone9hs e 3hs Drive10hs - BOOSTER by Milton Morales

… o quinto procura mostrar a variação de timbre que o pedal oferece alterando o ganho dele enquanto booster… portanto, assim como no quarto sample, as partes das músicas são gravadas 3 vezes: 1) pedal desligado; 2) pedal ligado e ganho ZERADO; 3) pedal ligado e ganho na posição de 12hs…

GF PEDALS Overdrive 808 Boosted - Humbucker Ponte - Level 3hs Tone12hs Drive0h e 12hs - BOOSTER by Milton Morales

… e para finalizar a parte multimídia, claro, um vídeo, que segue abaixo… infelizmente esse vídeo não foi gravado 100% como queria… o vídeo em questão foi gravado no último teste antes da gravação que deveria ter sido a definitiva… ocorre que a bateria da câmera acabou, razão pela qual utilizei a última versão de testes, que está boa, não compromete, exceto por ter ficado um “pentelhonésimo” mais agudo que teria ficado a versão final e pela guitarra ter desafinado no final… de qualquer forma, quanto ao mais importante, ouça o som do vídeo, imaginando que na verdade era pra ele ser pouca coisa menos agudo…

… de resto, amigos, agradeço mais vez o prestígio de todos… espero que apreciem esse material… e reforço o convite para todos curtirem nossa página no Facebook (http://www.facebook.com/tocadosefeitos)… quantas mais “curtidas” tivermos, mais fácil ficará o nosso trabalho para angariar novos apoiadores e podermos fazer novas promoções… portanto, cliquem no link acima e curtam a página, bem como nos sigam no Twitter (http://twitter.com/TocaDosEfeitos)…

… ademais, até a próxima…  ;]

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página