DE TOCA EM TOCA - Eu, eu mesmo e Irene - PARTE 4

27 de jan. de 2013 |

Fazia muito tempo que eu não escrevia sobre a a montagem do meu pedalboard... considerando a proposta que eu mesmo concebi para essa seção, podemos considerar isso um erro a lastimar para o bom sucesso daquilo que foi proposto na primeira publicação...

... qual era a idéia? Publicar com alguma frequencia sobre os testes que estava fazendo para montar meu pedalboard, coisas que vinha testando, o que estava procurando e o que já tinha achado... qual a intenção com isso? Simples: documentar o processo de montagem de um pedalboard, a partir das dúvidas que eu tinha, de forma que isso também ajudasse quem estivesse na mesma que eu estava e ainda estou, muito embora, tenho de confessar, por pouco tempo...

... infelizmente não consegui cumprir o que prometi... como idéia, até hoje acho bacana, especialmente se tivesse conseguido postar com mais frequencia... como não foi possível, por contigências profissionais e pessoais, o melhor que posso fazer é atualizar quando der, e quando o fizer ser o mais abrangente possível... contar, em cada oportunidade, tudo o que se passou até a escolha ou não de cada opção...

... e é isso que farei hoje e na semana que vem: postarei uma atualização muito completa, que já mostrará 80/90% do pedalboard, e, claro, que contará toda a história dessas escolhas e das dúvidas remanescentes... espero que os amigos gostem, pois procurei ser o mais abrangente possível para contar a história de cada pedal escolhido, e a história pela não escolha das outras opções que foram consideradas...

... no mais, amigos, até a próxima...  ;]

Abraços...



8 comentários

Gladys de Paula Craveiro

Vamos lá. Estou doente em casa e eis que resolvi assistir tudo enquanto estou convalescendo. Vamos as minhas impressões, enumeradas:

1- vc é louco ahaha
2- não tenho como comparar escolhas, pois nossas praias são diferentes, mas acho que dá para dizer e tb perguntar algo rs
3- tenho muita curiosidade no PS-6. Adoraria testar um, pois penso em muitos arranjos que ele seria útil, mas não tive chance de ter um em mãos. Vc pretende gravar algo deste pedal? acha q ele soa natural as dobras? tem latência nas dobras?
4- tenho dúvidas do uso do compressor pro meu som até hoje. O meu está no board, mas não duvido que vá sair. Minha esperança (última ainda) é o uso com singles, mas não o fiz ainda.
5- O BF-3 é provavelmente o mais versátil flanger q vi. Ainda tenho o meu, mas troquei pelo MXR EVH que, apesar de conter BEM menos recursos, me atendeu no exato ponto em timbre (quesito pessoal, e só, não deixei de gostar do BF-3)
6- O Phase 90 EVH resolve qq problema que o Block logo (que possuo) tem, pois a tal chavinha script faz o pedal ser "Com MOD" ou "Sem MOD", daí se precisar mais pancada, vai sem script, ou se precisar de mais suavidade, principalmente em sons CLEAN, o script cai como uma luva (o meu tá com a tal MOD R28, é o meio termo aparentemente). Acho que o Block logo devia ter esta chavinha.
7- Wha eu uso o VOX 847 (TBP) mas sinto às vezes uma certa falta de "gordura"... mas nada que chegue a me tirar o sono... talvez só troque ele um dia por algo realmente mais bojudo, um fulltone, ou um dos Clyde McCoy (sim, eu sei q tem MODS, mas deixa pra lá)
8- Afinador optei pelo excelente Korg Pitchblack. A visualização em palco é perfeita, mas acho o fender muito bom tb.
9- TS-9 é realmente o céu e o inferno. Adoro o timbre dele com o amp valvulado, mas tem hora que preferiria mais gordura tb, porém, esta caracteristica pro som que faço às vezes é determinante pra destacar a guitarra do mix do resto da banda, que já tem duas guitarras. Tem hora que é por conta dele que se sobressai, mas tem hora q ele "falta", mas acho que já consegui ter a segunda opção quando precisar de mais corpo.
9- Já tentei loopers. Não me acertei com um. Mas se tivesse q ter um hoje, teria exatamente o da boss pois ele além de dar opções inteligentes de visualização, ele te permite usar tudo junto como se ele não existisse na cadeia, já alguns modelos não, só te deixam ou A ou B.
10- Não vi sobre o drive handmade citado. Não sei se houve gravação dele, vou procurar pra ver.
11- O MXR Wylde Drive. Tive um por um bom tempo. Acho que ele realmente é mais gordo que os TS da vida e resolve bem isso. É realmente bem melhor booster q drive na minha opinião. Mas ele tem algo que me incomodou por todo tempo que o tive: ele é bem ruidoso, Provavelmente defeito de projeto, já que o clone q tive antes do original tb era (até mais). Injeta demais no som final, e no meu caso, incomodava muito. Mas o fator determinante q me fez desistir de vez é que chguei a conclusão que pro meu gosto pessoal (ressaltando isso fortemente) eu chguei a conclusão que não gosto de nenhum drive ou distortion da MXR até então. O único que não testei até agora e não posso opinar é o Fuzz do Slash, mas o resto tem algo no produto final que não gosto. Difícil explicar com palavras. Ao contrário das modulação, que acho as da MXR as mais saborosas que já testei (tanto o chorus, como flanger e phaser) os drives deixam um rastro no meu som de algo que parece querer embolar em determinada região do som. Bom, não sei explicar, fica como gosto pessoal (não estou dizendo que os pedais são ruins).

12- Não deixe de falar sobre escolha de FONTE (ou fontes) pode até ser que vc não esteja focado nesse quesito, mas se por acaso estiver, por conta de ruídos, tipo de cabeamento e opções como 9v, 18v, polaridades invertidas,etc assim como espaço em board, isso vem se tornando um assunto bacana de ver comentado.

(por falta de espaço, continua e termina no comentário seguinte)
Lelo

Marcos Lelo Craveiro

Continuação:

Por fim, achei que vc ia mostrar os fuzzes, mas parece q ficou pra outra...
eu estou usando o VOODOO LAB SUPERFUZZ...
não cheguei nem na metade dos testes ainda... (só consigo tocar e achar regulagens em estúdio, minutos antes de algumas músicas)
acho o pedal com um belo timbre, mas não é fuzz que tem o DNA "Hendrix" nele. É outra praia, é mais definido. Então quando vc quer que a coisa fique mais "embolada" como fuzz (no bom sentido de timbre com essas características) não sei se é o fuzz indicado. Porém, como drive com sabor de fuzz, "setentão" mesmo, é um dos melhores que já ouvi. Espero conseguir testar mais para falar mais sobre ele, mas estava curioso como raios vc usaria fuzz no seu som "do mal" rs.
Ah sim, qual é seu amp atual? vc mencionou que tá com o amp e eu não lembro mais qual é.
Acho q vc devia colocar o board montado com pequenos trechos gravados de cada pedal pra ouvir o produto final (pro seu uso) num video separado.

Abraço!

Lelo

de volta pro molho...

Marcos Lelo Craveiro

obs: (caspita, esse lance de escrever e depois "reescrever" inserindo novos trechos nas frases pra completar ideias acaba deixando ratas no português ou digitação falha, favor relevar rs)

Milton Morales

Antes de mais nada, De Paula, não sei porque estás de molho, mas desejo-te pronta recuperação... ;]

... e sim, parece que sou louco mesmo... hehehe

... eu tenho gostado muito do PS-6, justamente porque queria ele para algo específico, no que ele me atende plenamente... todo o resto foi lucro... mas como ele está há pouco tempo comigo, ainda não fiz tantos testes quanto gostaria... de qualquer forma, ele me parece ótimo para harmonias, mas decididamente não no mesmo nível de um POG, por exemplo... mas, sim, pretendo gravar algo com ele, e logo, pois parece ter sido o pedal que mais chamou a atenção do pessoal, até agora... hehehe

... sobre o drive handmade, De Paula, é o Overdrive808 Boosted, da GF PEDALS, que é um dos boosters que mencionei num dos vídeos... dá um confere no review em http://www.tocadosefeitos.com.br/2012/10/gf-pedals-overdrive-808-boosted.html

... quanto aos drives da MXR, acho que entendo um pouco o que queres dizer, pois a maioria parece ter o mesmo DNA... entretanto, o Wylde OD, pra mim, faz exatamente aquilo que preciso num booster para timbres de metal, e felizmente sem me gerar ruídos... pelo menos nessa unidade não tenho tido problemas desse tipo... agora, para todas as outras sonoridades sujas que eu uso, ele não se encaixa... é até interessante isso...

... quanto à fontes, cabos e amp., não falei nada especificamente na segunda parte desse material, que terá sim os fuzzes como assunto, e que postarei semana vem... mas a tua observação está me fazendo considerar fazer um "video-extra" sobre o assunto... de qualquer forma, adianto que tenho usado uma fonte 1Spot e que meu amp. é um MGV30, da Meteoro... ;]

... por fim, a idéia é terminar essa série exatamente da forma como sugeriste, com um vídeo mostrando o produto final, inclusive a forma como uso, alguns sons e etc... só que antes preciso fazer as últimas definições pedentes, que aparecerão no vídeo da semana que vem, e que depende muito de um Big amigo teu, se é que me entendes? hehehe

Abraços, e melhoras, meu amigo... ;]

Marcos Lelo Craveiro

Arrebentei a coluna. Longa história. Enfim, ainda em fase de exames e dores mil.

Vi o link do pedal de drive, achei-o até razoavelmente similar ao TS-9, com algumas diferenças claro, um aparente ganho maior e provavelmente ele não rouba os graves do sinal.
Vc anda gravando estes testes dos pedais no amp da meteoro ou no antigo pequeno gafanhoto Staner? ou em linha?
O amp , vi algo agora no youtube, mas não lembro desse amp realmente.

Bigssauro? vem fuzz de lá? baseado em qual fuzz?

[ ]s

Lelo

Milton Morales

De Paula, desculpe-me não ter respondido antes, mas a falta de tempo é um problema nessas horas... hehehe... para teres ideia, comecei o dia com 313 emails pendentes e no momento falta olhar "apenas" 211... hehehe

... então, não tenho mais gravado com o Staner e por conta dos problemas que tive com o Meteoro, nem com ele também... os últimos videos gravei com um Orange valvulado e com um Fender Twin... nada mal, né? hehehe

... sobre o fuzz do Bigão, é o mesmo que o Jack tem... é baseado no Foxx Tone Machine, só que com transistores vintages, que dão mais riqueza para sons low gain e nem tanto para sons mais saturados, que é o que tenho procurado...

Abração...

Magno Calazans

Milton, primeiramente, parabéns seu seu blog.

Sempre o leio, como uma forma de passatempo extremamente útil e de meu interesse, rs.

É uma leitura bem descontraída, bem redigida, que considero imparcial e de bom gosto.

Não sou guitar hero, nem influência para pessoas, mas gostaria de participar deste post, necessariamente acerca do PS-6... Para o propósito principal dele, eu o qualificaria muito acima do POG, POG2, ou mesmo HOG. Repare que o PS-6 cria harmonias inteligentes, em intervalos escolhidos por você, para o tom que você escolher. Os pedais EHX supracitados, funcionariam mais como o boss MO-2 (multi overtone), que produzem polifonicamente outras notas a partir das que são tocadas; mas de formas justa. Por exemplo: no hog, a 3.ª é sempre maior (2 tons acima da nota tocada), no PS-6 a 3.ª vai ser perfeita, as vezes sendo maior, as vezes sendo menor.

Sou um feliz proprietário de um HOG e um PS-6 no mesmo set, e para mim são bem diferente... comparável ao ps-6, eu citaria o digitech harmony man como bem superior...

Já um HOG ou POG2 da vida, seria tipo um MO-2 + Whammy.

Pretendo em um futuro não muito distante, adquirir um whammy DT... e não pretendo me desfazer nem do HOG nem do PS-6.

O HOG é uma coisa mais, tocar um som tipo hammond e deixar soando para solar por cima..., criar sons com texturas bem diferentes, muitas oitavas etc... o PS-6 para fazer dobras inteligentes (principalemnte de 3.ª e 5.ª ao mesmo tempo), o whammy seria para a função capotraste e brincadeiras de whammy mesmo.

Espero ter elucidade qualquer leitor de seu blog.

Abraço e "keep walking"; seu blog é ótimo!

Milton Morales

Magno, antes de mais nada, desculpe-me por não ter respondido antes... tenho tido pouco tempo para ver meus emails e é por eles que vejo os comentários... ;]

... te agradeço pelas palavras de elogio... ;]

... da minha parte, respeito muito a tua opinião... entendo onde preferes o PS-6 que o POG, porque de fato o PS-6 é mais completo, mas acaso eu tenha me expressado mal, quis dizer que achava que esses pedais soam mais orgânicos pra mim quando usados para harmonias polifônicas... é mais nesse sentido que quis fazer referência aos pedais da EHX... ;]

No mais, abraços e valeu mesmo pelo comentário muito produtivo... ;]

Postar um comentário

Página Anterior Próxima Página