SE EU SABERIA QUE PEDAIS EU TERIA HOJE? – APARTE… OU RECOMEÇO?

6 de jun. de 2011 |

… e o recomeço… sim, o recomeço… hehehe

… e nada mais normal que um recomeço, não é verdade, afinal, o primeiro texto dessa saga foi publicado em outubro de 2009, ou seja, mais um pouco e lá se vão quase 2 anos… e aí eu lhes pergunto: quantos de vocês têm o mesmo pedalboard há 2 anos? Para não ser presunçoso, vou dizer que poucos… mas no íntimo apostaria que ninguém… hehehe

… no meu caso, ironicamente, alguns eventos recentes, o último na semana passada (depois explico o porque), me fizeram rever meu ponto de vista, uma vez que até então a configuração do meu pedalboard não seria diferente daquela que pensei em 2009, exceto por algumas peças… e por causa do “fato novo” é que repensei e lembrei desse tópico, que, confesso, tinha esquecido completamente, uma vez que, claro, não era para demorar tanto para ser concluído… hehehe

… então, hoje vou concluir a idéia de pedalboard que eu tinha em 2009, que cheguei muito perto de terminar, para depois escrever um texto de apenas duas ou três partes com os meus novos conceitos, e que fizeram com que eu mudasse de idéia com relação ao que pensava desde 2009…

… apenas para recaptular, os pedais dissertados até então, na ordem em que ficariam, foram os seguintes:

-> WAH (Morley Bad Horsie 2) –> COMPRESSOR (MXR Vintage Dyna Comp) –> PHASER (MXR Phase90 EVH) –> DRIVE 1 (BOSS SD-1 GT MOD) –> FUZZ??? –> DRIVE 2 (COLLATERAL FX Brit Little Secret --- Catalinbread Dirty Little Secret + ZVEX SUPER HARD-ON CLONE) –> CHORUS/FLANGER (EHX Stereo Electric Mistress) –> DELAY???

… portanto, faltou versar sobre o fuzz e o delay que iriam entrar no pedalboard… vamos à eles… ;]

… naquela época, diferentemente de hoje, eu tinha algumas amarras quanto aos fuzzs, especialmente porque não gostava muito deles, salvo nos pés de alguns caras, mas especialmente porque não gostava deles nos meus pés, pois nunca soaram de forma realmente satisfatória pra mim… mas a pergunta era: o que seria satisfatório pra mim?…

… em termos de fuzz de saída alta, tive um clone de Big Muff russo, feito pela 56inc, que era qualquer coisa de espetacular… mas esse era fácil de gostar, uma por ser um pedal fantástico mesmo; outra porque eu tocava som pesado, e qualquer coisa que soasse pesado, mas com qualidade, iria me agradar de alguma forma…

… mesmo assim, não era dessa forma que eu ouvia um fuzz… fuzz pra mim sempre soava de forma mais clássica, levemente crunchada, ou como um drive com uma saturação diferente… mais que isso, sempre achei, e ainda acho, que usar bem um fuzz é a certeza de uma assinatura diferenciada no timbre… mas, então, como chegar a isso?…

… depois de ouvir muita coisa, e muita coisa diferente, ou que é “mais do mesmo”, na verdade, o único fuzz que tinha me agradado um pouco, à época, ainda era o Fuzz Face… o melhores timbres de fuzz que ouví, antes e até hoje, vinham do Fuzz Face… mas era botar nos meus pés, e parecia só mais um pedal que fazia meu timbre soar como se o falante estivesse estragado…

BOG … até que testei um pedal que era baseado no Fuzz Face, mas tinha melhorias: o BOG, da Deep Trip… esse pedal foi o único que realmente soou pra mim como um Fuzz Face melhorado… todas as opções extras são úteis e trazem ao timbre novas opções… e aí foi possível tornar mais complexo o timbre se levemente crunchado; ou ainda mais interessante  e completo se bastante pesado…

… mesmo sendo um excelente pedal, pensei em algumas outras opções, que dividi com o Big, da Big Effects, para que ele construísse pra mim o “meu” fuzz, com as características que eu queria… chegamos até a acertar todos os detalhes desse fuzz, mas nunca o colocamos em prática, razão pela qual me parece mais coerente dizer que o fuzz que entraria no pedalboard é o BOG, da Deep Trip…

… no final da cadeia, claro, um delay… mas com tanta opção no mercado, o que escolher? Então, eu gosto de muitos delays, sempre gostei… digo mais: poucos, na minha opinião, se diferenciam mesmo… se tem um efeito que testei muitos pedais foi delay, e quase todos eu gostei um pouco… realmente não lembro de algum que não tenha gostado… mas muito poucos, por outro lado, me soaram realmente diferenciados dos outros…

… desses diferenciados, cito o Carbon Copy, da MXR, que tem um ótimo timbre, um recurso de modulação muito interessante, além de ter um tamanho ótimo… se comparado ao Memory Man, esse sim, muito diferenciado, mas que acho muito grande…

… ocorre, entretanto, que na época que pensei nesse pedalboard, eu usava o delay basicamente para 3 coisas: 1) solos; 2) ambiências em timbres limpos; e 3) para alguns riffs na linha The Edge (muito esporadicamente)… ou seja, eu só precisava de um bom delay, e talvez meu bom e velho BOSS DD-3 já fosse o suficiente…

… ocorre que depois dele tive um BOSS DD-20 e gostava muito de usar a opção de simulação de delay analógico, ou a com modulação, para construir ambiências para bases limpas mais elaboradas… assim como já fazia também na minha BOSS GT-8…

Boss_Digital_Delay_DD-7_b … ou seja, por que não um delay da BOSS, então? E foi isso que fiz… considerando que eu queria algo menor que o DD-20, mas com mais recursos que o DD-3, optei pelo BOSS DD-7, que talvez seja, na minha opinião, o melhor delay digital da BOSS… além de possuir muitos recursos, alguns modos soam melhores que o DD-20, aos meus ouvidos, especialmente a opção standard de delay digital… por incrível que pareça, tinha alguma coisa que eu não gostava no delay digital do DD-20, razão pela qual eu usava muito mais a simulação de delay analógico…

… portanto, meus amigos, a equação terminaria com o BOG e o DD-7…

… e para vocês verem que não era brincadeira a idéia desse pedalboard, percebam na foto abaixo que faltou apenas um pedal… e não fosse o fuzz que não saiu do papel, e eu tivesse batido o martelo com o BOG, provavelmente esse pedalboard teria sido finalizado:

pedalboard

… agora, como seria equação de hoje, o pedalboard pra 2011, mais especificamente desde a semana passada? Que raio será que aconteceu que fez com que essa equação de 2009 não fosse mais satisfatória? Então, é o que veremos na seção que virá, chamada QUANDO UM VALVULADO MUDA TUDO… hehehe… não percam!!!  ;]

Abraços… \m/

7 comentários

rafael_cpu

Também escolhi o DD-7 depois de muitos testes. Entretanto, realmente, o Carbon Copy também é um excelente delay. Bom preço, excelente pedal, todavia mais específico.

Aguardamos, ansiosos, então, o divisor de águas: o tão aclamado valvulado!

Abraço e parabéns pelo blog sensacional.

Milton Morales

Grande Rafael, valeu pela comentário...

... e logo logo começo a postar sobre o divisor de águas, mesmo porque tem muita coisa que eu mesmo ainda não sei... hehehe

Abraços!

Anônimo

Se vc curtiu deep trip, ficará alucinado com as novas do ed bonatto by ed´s mod shop..

Milton Morales

Então "Anonimo", já tenho uma referência da Ed´s MOD... fico no aguardo para poder testar alguma coisa em breve... ;]

Anônimo

Porque não fechou o BOG?

Milton Morales

Então, "Anônimo", como escreví no texto, eu tinha algumas idéias de "Fuzz Face modificado/melhorado" que funcionariam melhor para o que eu procurava... cheguei a trocar uma idéia com o Big, da Big Effects, fizemos o projeto, mas depois não tiramos do papel... só por isso não peguei o BOG... ;]

Abraços!

Diego

Opa gostei parabéns Milton
sempre com coisa nova no Blog...

Grande abraço

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